País com mais descargas elétricas no mundo e recorde do maior raio já registrado, o Brasil tem inovado quando o tema é segurança e proteção. Como tem sido feito isso foi o tema do programa Senge Inovação, que discutiu com engenheiros eletricistas protocolos e procedimentos contra descargas. Foi um aperitivo para o curso online Proteção Contra Descargas Atmosféricas ABNT NBR 5419 / 2015 que acontece a partir do dia 27 de abril e com descontos especiais para associados ao Senge-PR.
Este curso é dirigido a engenheiros; tecnólogos e técnicos das diversas áreas, que trabalham direta ou indiretamente com instalações elétricas, equipamentos eletroeletrônicas, automação, instrumentação, telecomunicações, informática e outras atividades afins, e necessitam proteger estas instalações.
As inscrições podem ser feitas aqui
O engenheiro Fernando Patrício destaca a importância do debate preparatório para o curso. “Nesse evento, da parte do sindicato, temos que abordar a questão de contratar engenheiro para projeto de PDA, dada a sua complexidade e risco de vida”. A ideia do curso, portanto, “é congregar os profissionais da área da engenharia elétrica, com habilitação nas áreas de eletrotécnica, telecomunicações, computação, automação e outras áreas afins, bem como estudantes dos cursos de engenharia”.
ASSISTA O PROGRAMA
- Ubirajara Zoccoli, Professor do Departamento Acadêmico de Eletrônica da UTFPR
- Claude Franck Loewenthal | engenheiro eletricista e presidente da APEE,
- Fernando Patrício, coordenador da APEE