Série Engenheira Eugênia recebe Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2016

10.NOV.2016

A série de quadrinhos Engenheira Eugênia, da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), foi a primeira colocada na categoria Cidadã,  da sétima edição do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, em decisão do júri divulgada nesta quarta-feira, 9 de novembro.

De acordo com o regulamento da premiação, o vencedor de cada categoria receberá uma estatueta inspirada estatueta inspirada no “Cilindro de Ciro” e um prêmio de R$ 10 mil. A cerimônia de premiação será em 24 de novembro, no Museu de Arte (MAR)  do Rio de Janeiro.

Uma das 38 edições do quadrinho da Engenheira Eugênia, série produzida pela Fisenge para debater direitos humanos e igualdade de gênero.

As reuniões do júri contaram com a presença do presidente da Anamatra, Germano Siqueira, e da diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Noemia Porto, que conduziu os trabalhos. Integraram o júri do Prêmio, nesta edição, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Arantes, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e desembargador do Trabalho Gustavo Alkmin, e a jornalista da área de Justiça e Cidadania no Rio de Janeiro (RJ) Adriana Cruz.

O projeto da Fisenge, idealizado pelo Coletivo de Mulheres da Federação, usa histórias em quadrinhos para debater direitos e deveres dos trabalhadores. Com ilustrações de Pater e periodicidade mensal, os quadrinhos retratam temas sobre direitos trabalhistas e sociais, como privatizações, terceirizações, racismo, transfobia, violência, entre outros.

Nesta edição, o Prêmio recebeu 188 inscrições. A diretora de Cidadania e Direitos Humanos comemorou o grande número de inscritos e a riqueza dos temas abordados nos trabalhos. “É importante ver a grande participação no Prêmio, que tem o compromisso de difundir ações com foco na cidadania e nos Direitos Humanos no mundo do trabalho, além de estimular, cada vez mais, a realização e divulgação dessas iniciativas”, ressaltou Noemia Porto.

Acesse a notícia completa no Portal da Anamatra.