SengePR e Grupo Dignidade lançam programa de empregabilidade e inclusão com apoio do Ministério Público do Trabalho

Encontro reuniu representantes empresariais para discutir estratégias de inclusão

25.JUN.2024

Na última segunda-feira (24/06), o Comitê Diversidade e Inclusão do Senge-PR, em parceria com o Grupo Dignidade, realizou um café com representantes de empresas para discutir o programa “Emprega Mais LGBTQIA+” e o selo “Empresa Amiga da Diversidade”. O evento contou com a presença de empresas de grande porte, como Renault, além de representantes do varejo, economia mista, setor industrial e transporte coletivo.

O diálogo foi conduzido pelo engenheiro Verginio Luiz, fundador do Comitê Diversidade, e Lucas Siqueira, diretor administrativo do Grupo Dignidade. Os gestores presentes compartilharam experiências práticas sobre políticas de diversidade que já tentaram implementar em suas organizações, discutindo as dificuldades encontradas durante o processo.

O encontro contou com a participação virtual da doutora Rúbia Vanessa Canabarro, Procuradora do Trabalho da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região em Curitiba. O Ministério Público do Trabalho (MPT) expressou seu apoio ao programa e incentivou as empresas a participarem, oferecendo apoio normativo e garantindo a participação de outras promotorias na ação conjunta com o Senge-PR e o Grupo Dignidade.

Durante o evento, foi apresentado o escopo do programa “Emprega Mais LGBTQIA+”, destacando os principais tópicos oferecidos às organizações: oficinas de treinamento e preparação dos times de RH, capacitação de candidatos LGBTQIA+ para recrutamento e seleção, promoção de feirões de emprego com ampla divulgação, e suporte do time “Emprega Mais LGBTQIA+” para auxiliar em entrevistas e construção de ambientes mais inclusivos. Após um ano de implementação, o Senge-PR e o Grupo Dignidade, com apoio do MPT, certificarão as empresas com base no desempenho apresentado no programa, concedendo o selo “Empresa Amiga da Diversidade” nas categorias ouro, prata e bronze.

Os participantes foram informados que os critérios e políticas de diversidade serão personalizados de acordo com o porte das empresas, quantidade de colaboradores e ações implementadas, sem custo para a participação. Todos os presentes aceitaram receber os termos de parceria, com retorno em 30 dias para iniciar as ações.

O programa “Emprega Mais LGBTQIA+” é estruturado em duas etapas: a implementação e auxílio para adequação do programa nas empresas participantes e, após um ano de execução, a certificação com o selo “Empresa Amiga da Diversidade”. As categorias do selo certificam o comprometimento e ações efetivas das empresas na inclusão da população LGBTQIA+. Além disso, as empresas receberão formações específicas e suporte para preparar suas equipes, visando compreender e respeitar as diferenças e evitar práticas discriminatórias.

O programa tem abrangência estadual e adesão gratuita. Empresas interessadas em participar do programa podem entrar em contato pelo número (41) 9615-5716 para falar com a equipe responsável pela ação.