Toda mulher pode fazer exercício o mês inteiro! O importante é conhecer seu ciclo menstrual e fazer adaptações na rotina, afinal, cada fase do ciclo afeta o corpo feminino de maneiras diferentes. Na TPM, por exemplo, é hora de pegar mais leve.
Conheça ainda os sintomas do TDPM, forma mais intensa da TPM que merece atenção.
TPM X TDPM: qual a diferença?
A TPM é caracterizada por um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais. Esses sintomas costumam aparecer por volta de uma a duas semanas antes do início da menstruação, o que torna a condição cíclica e recorrente.
Já o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM) é considerado um tipo mais intenso de TPM. Seus sintomas são essencialmente os mesmos da TPM, mas a intensidade de cada um pode acabar prejudicando a qualidade de vida da mulher, uma vez que as acentuadas variações de humor podem afetar seu convívio social, familiar e profissional.
- TPM — Atinge de 75% a 80% das mulheres em idade reprodutiva
- TDPM — Atinge de 3% a 8% das mulheres na mesma fase
- Fonte: Febrasgo
A experiência da TPM e do TDPM pode ser muito diferente para cada mulher, mas os sintomas mais comuns incluem:
- Irritabilidade;
- Alterações de humor;
- Dores no corpo (pernas, cabeça, mamas);
- Cansaço;
- Episódios depressivos;
- Ganho de peso;
- Ansiedade.
Os cientistas ainda não são capazes de definir exatamente quais são as causas da TPM e da TDPM. As principais teorias sugerem que ambas podem estar relacionadas a fatores genéticos, hormonais, psicológicos e ambientais.
O diagnóstico do TDPM
Saiba mais no site da Unimed Paraná, nossa parceira de Plano de Saúde
𝗩𝗘𝗡𝗛𝗔 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗢 𝗦𝗘𝗡𝗚𝗘 𝗨𝗡𝗜𝗠𝗘𝗗 | Os engenheiros associados ao Senge-PR podem aderir ao plano de saúde da Unimed Paraná com preços mais atrativos. O Sistema Unimed é formado por 375 cooperativas médicas. FAÇA UMA SIMULAÇÃO | ww.senge-pr.org.br/senge-unimed/