Na segunda e terça-feira desta semana (11 e 12 de maio), o Senge-PR promoveu, nas regionais de Londrina e Maringá, palestras sobre aposentadoria especial de engenheiros que atuam profissionalmente em condições de risco à saúde.
Ministradas pelo advogado mestre em direito econômico e especialista em direito previdenciário, Antonio Bazilio Floriani Neto, a palestras tiveram foco no histórico do Regime Geral, nos aspectos da aposentadoria especial para celetistas e estatutários, os critérios do INSS para avaliação de exposição a agentes nocivos.

Os eventos fizeram parte de uma rodada promovida pelo Sindicato nas regiões Norte e Noroeste paranaenses, iniciada em Londrina na segunda-feira, com sequência em Maringá, na terça.

A aposentadoria especial é o benefício previdenciário concedido aos trabalhadores que atuaram profissionalmente em condições prejudiciais à saúde. Dentre os critérios para concessão do benefício estão o tempo de atuação profissional e a comprovação de exposição do trabalhador aos agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou a associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física.