Senge-PR reúne as maiores entidades da engenharia em prol de jovens talentos da área

Mútua-PR e CREA-PR selam apoio e fomento a iniciativas para estudantes

04.OUT.2024

Na manhã desta sexta-feira (03), o Senge-PR recebeu representantes do Crea-PR e da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PR) para alinhar a parceria que desenvolverá dois grandes projetos lançados pelo Sindicato: o Prêmio Jovens Talentos da Engenharia Paranaense e o Programa de Mentoria. “É um prazer abrir este encontro que ficará para a história, reunindo três grandes entidades da engenharia no estado, com iniciativas em prol de nossos estudantes e profissionais, que são peças fundamentais na construção de um Paraná sustentável no futuro”, iniciou Leandro Grassmann, presidente do Senge-PR.

A fusão de três importantes instituições — Senge-PR, Crea-PR e Mútua — representa um marco para o fortalecimento das ações de engenharia no estado do Paraná. Esta união visa potencializar iniciativas inovadoras voltadas ao desenvolvimento da juventude, reforçando o compromisso das entidades com o futuro da engenharia e a formação de lideranças capazes de transformar a sociedade.

Durante o encontro, o diretor do Senge-PR, Tiago Luan Hachmann, destacou que a busca por uma soma de esforços com parceiros como o Crea-PR, por meio do CreaJr, faz parte da reativação do programa Senge Jovem. “Tanto o Crea-PR quanto a Mútua e a UPE (União Paranaense dos Estudantes) estão nos dando todo o suporte para a realização dos dois projetos”, ressaltou Tiago.

Pegando como exemplo o Programa de Mentoria, Tiago detalhou as fases já em andamento, com ênfase no desenvolvimento de todo o material de apoio ao projeto (como os cadernos do mentor e do mentorado), para garantir que o programa siga uma unidade e que todos os participantes recebam a mesma qualidade nos atendimentos. “O programa iniciará com dois encontros presenciais entre mentor e mentorado, seguidos por 4 a 6 encontros virtuais, a cada 15 dias”, adiantou o diretor do Senge.

Hachmann também mencionou o lançamento, no próximo ano, de um programa de formação de liderança, com o objetivo de lapidar as capacidades dos jovens engenheiros, para que eles possam promover mudanças com um perfil de liderança mais forte. “Será um processo dinâmico que contará com a parceria da Onda Consultoria e Treinamentos”.

Edson Luiz Dalla Vecchia, diretor geral da Mútua Paraná, enfatizou que a busca por novas lideranças é um dos grandes objetivos da Caixa de Assistência dos Engenheiros, assim como a aproximação com as instituições de ensino. “Queremos oxigenar a Mútua, trazendo novas ideias e integrantes. Para isso, criamos o programa Jovem Mutualista, que buscará uma aproximação com o Senge Jovem para o desenvolvimento de novos projetos”, explicou Dalla Vecchia.

Representando o presidente do Crea-PR, o diretor Rafael Erico parabenizou o Senge-PR pelas iniciativas e destacou o orgulho do Conselho Regional de Engenharia em colaborar para fazer a diferença na “casa que constrói a engenharia e protege os engenheiros”.

Nilton Batista Prado, também diretor da Mútua, fez questão de ressaltar que nunca havia visto uma instituição tão preocupada em apoiar o jovem profissional no início de carreira. “O que vocês estão fazendo é inovador e essencial para nossa sociedade. Contem conosco nessa empreitada.

O analista da Mútua, Cristovão Ifran Costa Neto, mencionou o grande alcance que a união das entidades presentes poderia proporcionar aos projetos idealizados pelo Senge-PR.

Carlos Bittencourt, ex-presidente do Senge-PR e atual secretário, também agradeceu ao apoio da Mútua e aproveitou para mencionar Francisco Almeida (Chico), ex-diretor da Mútua Nacional e um dos principais responsáveis pela aproximação entre as entidades. Chico foi o provocador da ideia do Programa de Mentoria, que agora toma forma em parceria com todas as instituições.

Mirelly Lacerda Pinheiro, coordenadora estadual adjunta do CreaJr, lembrou que “não são todas as entidades que acolhem o estudante dessa forma, e, quando há esse acolhimento, a chance de o jovem se tornar uma liderança é muito maior”.

Mateus Pizzatto Fagundes, dirigente titular do CreaJr da Regional Curitiba e também coordenador do programa, comprometeu-se a trazer um número cada vez maior de jovens recém-formados para participar das entidades presentes.

Participando de forma online, Claudemir Batista, do Instituto de Gestão Pública de Maringá (IGP), empresa que apoiará o Programa de Mentoria, demonstrou empolgação por ser parceiro dos projetos, ao ver “uma mesa tão alinhada nos propósitos e ideais”.

Marcos Cordiolli, também do IGP, reforçou a fala de Claudemir: “Estamos muito envolvidos para que o projeto seja um sucesso”.

O presidente do Senge-PR encerrou a reunião afirmando o propósito de, por meio dos projetos, direcionar a energia dos jovens para ações efetivas que transformem a sociedade. “Nosso objetivo é fortalecer a base da engenharia no Paraná e preparar as futuras gerações para enfrentar os desafios da profissão, sempre com foco na inovação e no desenvolvimento sustentável”, concluiu Leandro Grassmann.

Com o apoio de entidades como o Crea-PR e a Mútua, o Senge-PR reafirma seu compromisso em oferecer oportunidades concretas para o crescimento pessoal e profissional dos jovens engenheiros, contribuindo para potencializar talentos e formar novos líderes para as entidades de classe no estado.