Senge participa de mobilização no Dia Internacional de Luta contra os Agrotóxicos

Senge Paraná
03.DEZ.2014

O Senge-PR participou, nesta quarta-feira (3), em Curitiba, de campanha informativa alertando a população para os riscos dos agrotóxicos e pela defesa de um modelo de produção de alimentos baseado na agroecologia. Desde 2008, o Brasil ocupa a posição de maior consumidor mundial de agrotóxicos. No Paraná, terceiro estado maior consumidor de venenos no país, segundo dados da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, foram utilizados em 2013 aproximadamente 120 mil toneladas de agrotóxicos.

O ato em Curitiba integra as mobilizações pelo Dia Internacional de Luta contra os Agrotóxicos, promovido pela Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida. No Paraná, a campanha foi realizada com apoio da Organização Não Governamental Terra de Direitos e da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS).

site_interna
Campanha foi realizada na Rua XV de Novembro, em Curitiba.

 

Além de panfleto informativo alertando sobre os riscos dos agrotóxicos, foram entregues à população um Manifesto pelo Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos, defendendo a proibição de pulverização aérea; o banimento de agrotóxicos já banidos em outros países do mundo; o fim das isenções de impostos dadas aos agrotóxicos; a criação de zonas livres de agrotóxicos e transgênicos, para o livre desenvolvimento da agroecologia e por maior controle para evitar a contaminação da água por agrotóxicos.

O dia 3 de dezembro como o Dia Internacional de Luta contra os Agrotóxicos foi estabelecido pela Pesticide Action Network (PAN), organização atuante na promoção de alternativas seguras e sustentáveis ao uso de pesticidas na agricultura, em referência à catástrofe em Bhopal, na Índia, com a explosão de uma fábrica de agrotóxicos e vazamento de gás tóxicos, que vitimou mais de 16 mil pessoas em 1984 e intoxicou gravemente mais de 550 mil.

Voltar a Notícias