SENGE Jovem contra Privatização das Escolas Estaduais do Paraná

03.JUN.2024

O Coletivo de Juventude do SENGE-PR expressa seu apoio aos atos de mobilização da greve dos trabalhadores da educação na rede estadual de ensino do Paraná. A defesa do ensino básico e médio é fundamental para a formação de uma juventude crítica, consciente de seus direitos e capaz de se posicionar em favor de uma sociedade emancipada, onde os direitos de todos e todas sejam garantidos pelo Estado.

Entendemos que a qualidade do ensino básico e médio é a base essencial para que os jovens possam alcançar o ensino superior e se desenvolver plenamente em suas carreiras. Nosso coletivo, representando estudantes de engenharia, agronomia e geociências, reconhece que uma trajetória educacional sólida, acessível e com um currículo adequado é imprescindível para formar profissionais competentes e cidadãos conscientes.

A greve atual se opõe ao projeto de lei nº 345/2024, que institui o Programa Parceiro da Escola. Essa medida, de autoria do poder Executivo, permite que a iniciativa privada assuma a administração de 200 escolas estaduais. Tal proposta compromete a autonomia docente, contribui para o adoecimento e sobrecarga dos professores e alunos, além de estabelecer metas abusivas para melhorar os índices de aprovação e escolarização no Paraná, conforme apontado pela APP-Sindicato. Importante ressaltar que este projeto foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) sem a devida discussão com a sociedade, um processo que lamentavelmente se repete, como vimos recentemente na venda da Copel e na questão dos pedágios.

A terceirização dos serviços de merenda, segurança e limpeza, bem como a contratação de professores e funcionários por organizações privadas via CLT, sem a realização de concursos públicos, representa um retrocesso na gestão educacional e na garantia de direitos dos trabalhadores da educação.

A mobilização está sendo organizada por entidades sindicais parceiras, como a APP-Sindicato, com o apoio de outras entidades, incluindo a UPES (União Paranaense dos Estudantes Secundaristas), o FES (Fórum das Entidades Sindicais) e o Coletivo de Sindicatos de Londrina. Reafirmamos a importância de lutar contra a “plataformização” do ensino, que só tem contribuído para a deterioração das condições de trabalho e aprendizagem nas escolas públicas.

O SENGE Jovem acredita que uma educação pública de qualidade, inclusiva e acessível é um direito inalienável e fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária. Por isso, nos posicionamos firmemente ao lado dos trabalhadores da educação e de todos que lutam para garantir que nossas escolas permaneçam públicas e comprometidas com a formação integral de nossos jovens.

SENGE Jovem
Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná