No próximo dia 10 de novembro, será realizado, na Sala de Conferências do Setor de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jardim Botânico da UFPR, o seminário Planejamento Urbano em Contexto de Conflito. O evento, com início às 19 horas, terá como palestrante o arquiteto Fabrício Leal de Oliveira, professor doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ).
O seminário tem como objetivo debater e refletir sobre experiências de planejamento urbano em contexto de conflito. Como ação de Estado, o planejamento é tradicionalmente delimitado como atividade técnica e, mesmo quando participativo, de iniciativa exclusiva do poder constituído. Sendo o Estado, ao mesmo tempo, instrumento e arena de poder, o planejamento também pode ser, neste contexto, objeto de disputa. Mais do que isso, pode ser meio de organização da luta da cidadania para enfrentar o planejamento que se faz contra o próprio cidadão.
Fabrício Leal de Oliveira teve participação ativa na elaboração do Plano Popular da Vila Autódromo, experiência de planejamento que, a partir da mobilização e organização da Comunidade da Vila Autódromo, apresentou uma alternativa de planejamento para a construção da Cidade Olímpica do Rio de Janeiro. Uma alternativa que respeitasse os direitos de moradia, trabalho e vida de seus moradores e que teve reconhecimento internacional ao ser escolhido entre 170 experiências para Deutsche Bank Urban Age Award Rio 2013.
Serviço
Seminário Planejamento Urbano em Contexto de Conflito
Data: 10 de novembro de 2014, segunda-feira
Horário: 19 horas
Local: Sala de Conferências do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Campus Jardim Botânico – UFPR – Av. Pref. Lothário Meissner, 3400 – Jardim Botânico, Curitiba – PR
Realização
EPPEO/UFPR (Grupo de Pesquisa Economia Política do Poder e Estudos Organizacionais) / CEPPUR (Centro de Estudos em Planejamento e Políticas Urbanas da UFPR)
Apoio
Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (UFPR)
Especialização em Direito à Cidade e Gestão Urbana (Ambiens e Universidade Positivo)