Seminário Planejamento em Contexto de Conflito, dia 10, no Campus Jardim Botânico da UFPR

Senge Paraná
07.NOV.2014

No próximo dia 10 de novembro, será realizado, na Sala de  Conferências do Setor de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jardim Botânico da UFPR, o seminário Planejamento Urbano em Contexto de Conflito. O evento, com início às 19 horas, terá como palestrante o arquiteto Fabrício Leal de Oliveira, professor doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ).

O seminário tem como objetivo debater e refletir sobre experiências de planejamento urbano em contexto de conflito. Como ação de Estado, o planejamento é tradicionalmente delimitado como atividade técnica e, mesmo quando participativo, de iniciativa exclusiva do poder constituído. Sendo o Estado, ao mesmo tempo, instrumento e arena de poder, o planejamento também pode ser, neste contexto, objeto de disputa. Mais do que isso, pode ser meio de organização da luta da cidadania para enfrentar o planejamento que se faz contra o próprio cidadão.

Fabrício Leal de Oliveira teve participação ativa na elaboração do Plano Popular da Vila Autódromo, experiência de planejamento que, a partir da mobilização e organização da Comunidade da Vila Autódromo, apresentou uma alternativa de planejamento para a construção da Cidade Olímpica do Rio de Janeiro. Uma alternativa que respeitasse os direitos de moradia, trabalho e vida de seus moradores e que teve reconhecimento internacional ao ser escolhido entre 170 experiências para Deutsche Bank Urban Age Award Rio 2013.

Serviço

Seminário Planejamento Urbano em Contexto de Conflito
Data:
10 de novembro de 2014, segunda-feira
Horário:
19 horas
Local:
Sala de Conferências do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Campus Jardim Botânico – UFPR – Av. Pref. Lothário Meissner, 3400 – Jardim Botânico, Curitiba – PR

Realização
EPPEO/UFPR (Grupo de Pesquisa Economia Política do Poder e Estudos Organizacionais) / CEPPUR (Centro de Estudos em Planejamento e Políticas Urbanas da UFPR)

Apoio
Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (UFPR)
Especialização em Direito à Cidade e Gestão Urbana (Ambiens e Universidade Positivo)

 

 

Voltar a Notícias