Precisamos discutir a Reforma Tributária

Sindicatos vão realizar campanha sobre tema que atinge cotidiano dos brasileiros

Presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ministros da Fazenda e das Relações Institucionais, Fernando Haddad e Alexandre Padilha, e do líder do governo no Congresso Naciona. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
18.JUN.2024

A Reforma Tributária é um dos principais debates sobre o futuro do Brasil. Ela visa tornar a cobrança de impostos menos desigual, aumentando a contribuição dos mais ricos e tirando impostos sobre os mais pobres, principalmente sobre o que incide no consumo. E um tema tão crucial necessita de apoio da classe trabalhadora, uma vez que os grandes setores econômicos e políticos já se movimentam no Congresso para manter seus privilégios e reduzir suas responsabilidades.

Um diagnóstico do Sistema Tributário Brasileiro pode ser realizado analisando diversos aspectos, como a sua estrutura, que penaliza os mais pobres, consequência da regressividade do sistema; os privilégios tributários e algumas características que prejudicam a arrecadação e ocasiona um elevado patamar de sonegação.

Para se ter uma ideia, segundo avaliação do DIEESE, constata-se a existência de vários privilégios, que são os gastos tributários oriundos da omissão na criação de tributo constitucionalmente previsto e das isenções, anistias, remissões, subsídios, benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.

Pensando nisso e muito mais, o Senge-PR e Sindifisc convidam para um encontro no próximo dia 27 de junho, às 14h00, na sede do Senge-PR. O intuito é debater a Reforma Tributária, junto com o DIEESE-PR, entidades sindicais e definir um calendário de atividades.

Participe conosco dessa construção de uma agenda de acordo com o interesse da Classe Trabalhadora.

Confirme participação em secretaria@senge-pr.org.br até 24 de junho de 2024.