PLR da Copel: confira o calendário de votação da proposta de 2015

29.JAN.2016

A partir da próxima segunda-feira (1º) os trabalhadores da Copel poderão aceitar ou recusar a proposta do PLR 2015/16 da empresa nas assembleias unificadas do Coletivo Sindical da Copel. O calendário de votação vai até o dia 18 de fevereiro,com previsão de abertura de urna no próximo dia 24 de fevereiro, às 14 horas, no KM 3 em Curitiba.

Fruto de longa negociação do Senge e demais sindicatos junto com à Copel, a proposta do PLR, finalizada em julho de 2015, foi liberada para votação dos trabalhadores pelo Conselho de Controle das Empresas Estaduais (CCEE) apenas no dia 23 de dezembro.

Dentre as metas para a participação dos lucros, conforme proposta discutida em julho passado, contempla as seguintes diretrizes: Rentabilidade do patrimônio líquido: 8,50%; PMSO/Receita Operacional Líquida: 15%; Satisfação da Qualidade Percebida: estar entre as classificadas; Rentabilidade do Parque Gerador: 92,90; Números de Circuitos Totais de Telecomunicações: 58,2.

Dependendo do atendimento das metas definidas na proposta, o total dos valores de distribuição a título de PLR para os trabalhadores poderá chegar a 15% do montante distribuído aos acionistas. Desde 2011 os sindicatos têm conquistado o aumento do percentual de participação~referente aos valores dos acionistas. Em 2011, o percentual de distribuição era de 11%.

Conforme apontado no blog do Coletivo Copel, em 2013, o montante da remuneração distribuída aos acionistas foi de 52,26% do lucro líquido, que foi de R$ 1.072 bilhão. Em 2014, esse montante foi de 51,62% do lucro líquido de R$ 1.205 bilhão. A expectativa é que para 2015 o valor fique novamente em torno de 50%.

A distribuição entre os trabalhadores será linear, atendendo aos critérios de proporcionalidade referente ao tempo de trabalho no ano base do PLR. Assim, receberá o valor integral do PLR os empregados que trabalharam de 1.° de janeiro a 31 de dezembro; afastados por acidente de trabalho; afastados por enfermidade e/ou auxílio doença; afastados temporariamente à disposição da justiça e afastados por licenças legalmente previstas, como férias, licença maternidade, paternidade, doação de sangue e outras.

O pagamento será proporcional àqueles que foram admitidos, desligados e licenciados sem vencimento, em 2015; os empregados com atrasos – mais de 5 minutos por expediente e mais de 59 minutos por mês-, ou ainda que tenham faltas não justificadas e suspensões. Os empregados que foram demitidos por justa causa dentro da vigência do Acordo Coletivo de Trabalho da PLR não receberá a participação nos lucros.

Confira abaixo o calendário de votação do PLR e participe! ATENÇÃO! Os locais e horários de votação dos municípios das regionais do Senge serão encaminhados na sequência.

1.° de fevereiro – Agência Sítio Cercado / das 17 horas às 18 horas

3 de fevereiro – Agência Centro / das 8 horas às 9 horas