CREA-PR | Depois de meses de trabalho envolvendo cerca de 400 profissionais e instituições de todo o Estado, o Plano Estadual de Logística e Transporte do Paraná está pronto para ser entregue aos candidatos ao governo do Estado. “A sociedade paranaense merece esse cuidadoso olhar de profissionais especializados em um segmento tão essencial para a nossa economia como a logística e o transporte”, destaca o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, que participou ativamente de diversos encontros para a discussão do PELT, os quais contaram com o intenso trabalho da equipe do Crea-PR para envolver os profissionais e entidades de classe no processo. Os encontros apresentaram os avanços dos últimos anos, debateram e apontaram as obras prioritárias para o Estado.
“Cada vez mais o Crea-PR tem sido um ator nas iniciativas que dizem respeito às mudanças sociais que envolvam o olha das engenharias, agronomia e geociências. Esse trabalho com o PELT replica o mesmo feito com a nova concessão dos pedágios e mostra como queremos estar presentes e sermos atuantes no desenvolvimento da sociedade”, frisa o presidente do Crea-PR.
Segundo Carlos Valter Martins Pedro, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), “com o PELT temos um mapeamento da nossa infraestrutura com a homologação da sociedade paranaense. Esse plano serve para oferecer subsídios aos governos, que têm os mandatos dados pelo povo, para que haja uma sequência de ações no intuito de propiciar a infraestrutura necessária para que o estado do Paraná tenha maior competitividade”, comenta.
João Arthur Mohr, gerente de Assuntos Estratégicos da Fiep, aponta que “o PELT é resultado de uma construção coletiva que, nesta atualização, contou com a participação de 440 pessoas, representando inúmeras entidades da sociedade civil organizada. Com ele, oferecemos ao Paraná não um plano de governo, mas um plano de Estado, para que possamos ter, em longo prazo, uma infraestrutura que permita a redução dos custos logísticos e o aumento da segurança e da eficiência nos diferentes modais de transporte”.
Elaborado desde o início do século XXI e atualizado constantemente, o PELT 2035 teve a última versão em 2016. Trata-se de um documento que apresenta as obras prioritárias necessárias para diminuir gargalos de infraestrutura pelo Paraná.
Entre os pedidos apresentadas nos encontros regionais, estão a continuidade do pedido de ampliação do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e o andamento desse processo que ocorre nos aeroportos de Londrina e Foz do Iguaçu. Com a intensificação dos esforços, o número de voos diários no Paraná passou de sete para 19.
Já entre as demandas rodoviárias, estão a nova ponte do Rio Paraná para conectar os municípios de Nova Londrina e Paranavaí, obras no contorno norte de Londrina e de Cascavel, e no contorno de Ponta Grossa. Em Curitiba, está a duplicação da rodovia que leva para a Praia de Leste e, então, para Pontal do Paraná. Também foi levantada a possibilidade de conectar Pato Branco, no Sudoeste, a cidade da Lapa, nos Campos Gerais, com passagem pela capital.
O trabalho para o desenvolvimento do documento e de sua atualização foi coordenado pela Fiep, e contou com a parceria do Crea-PR, Movimento Pró-Paraná, além do G7 – grupo do qual fazem parte a Fiep, as Federações da Agricultura (Faep), do Comércio (Fecomércio), das Cooperativas (Ocepar), dos Transportes (Fetranspar) e das Associações Comerciais (Faciap), e também a Associação Comercial do Paraná (ACP).