Engano, falsidade, fraude, embuste, farsa, trapaça, lorota, balela, peta, burla, lenda, história, logro, invencionice. Todas essas palavras são sinônimos de mentira, tema do programa Senge Play que foi ao ar na Rádio Cultura. Neste episódio, nosso podcast focou em algumas histórias que contam à sociedade sobre a engenharia e outras versões falsas que têm tido efeito devastador no Brasil.
Com certeza, você já ouviu, viu ou leu frases como essas:
- O estado gasta muito, principalmente com o funcionalismo, e mal”.
- As reformas da previdência e trabalhista vão gerar empregos”
- A gasolina tá cara por causa dos impostos e da guerra.
- “Engenheiras têm menos capacidade técnica do que engenheiros”
Todas essas versões foram debatidas por Leandro Grassmann, engenheiro eletricista e presidente do Senge-pr, e Valter Fanini, engenheiro civil e especializado em economia. Segundo eles, uma das mentiras que contam para a gente é de que a privatização é para o bem. “A questão é para quem?”, questionaram. “A grana da Copel Telecom foi para o bolso dos acionistas”, avaliaram.
O programa ainda abordou mentiras e mitos que contam na engenharia. Coisas como dizer que a Engenharia Civil só constrói edifícios, que é uma profissão que só foca em números e paredes e muros mais espessos são mais resistentes. Leandro contou uma falsa impressão de que produtos 220 volts são mais econômicos que os 110. Já Fanini contou causos relacionados a espessura de muros de arrimo.
Um dia antes do Dia da Mentira, os debatedores ainda alertam para os engodos que tentam passar na população atualmente. Um deles diz que é necessário privatizar a Petrobras, os Correios e a Eletrobras para reduzir custos. Mesmo essa mentira sendo revelada na prática com a privatização da BR Distribuidora na Bahia, entre outros.
Por fim, o Senge Play deixou um alerta que além de se estar atento à mentira, é importante buscar a verdade. “Não se deixe enganar e, principalmente, não engane”.
::. ASSISTA SENGE PLAY DIA DA MENTIRA PARTE I
::. ASSISTA SENGE PLAY DIA DA MENTIRA PARTE II