PDV: Sindicatos protocolam pedido de negociação presencial com a Sanepar

Entidades entendem que acordo precisa de debate aprofundado

09.AGO.2024

Os sindicatos do coletivo da Sanepar estão encaminhando ofício à Sanepar solicitando o agendamento de uma mesa de negociação presencial para tratar do PDV da companhia. Para as entidades, o formato de troca de correspondências é depreciativo, pois vira “mero chancelador da vontade da empresa” e ressaltam a necessidade de um “processo negociado e participativo”. Os sindicatos deram dez dias para que a reunião ocorra. A Sanepar, em novo calendário, quer assinar o acordo até setembro de 2024.

No ofício protocolado, é argumentado que “por ser um tema sensível que impacta profundamente a vida dos trabalhadores”, a discussão do Programa de Demissão Voluntária requer uma abordagem mais dialogada e transparente com os sindicatos que os representam.

“Não é aceitável que o sindicato seja tratado como mero chancelador da vontade da empresa, sem a devida negociação coletiva que respeite os direitos e as necessidades dos trabalhadores. Dessa forma, solicitamos a realização de uma reunião no prazo de 10 (dez) dias com a Comissão Negocial e com os Diretores Administrativo e Presidente da SANEPAR”.

Posição do Senge-PR

O Senge-PR também assina o ofício conjuntamente com outras entidades. Para a entidade, o Plano de Demissão Voluntária é uma opção estratégica da empresa e está relacionada com diversos fatores administrativos e políticos. Embora as condições deste plano não são discutidas a nível sindical para aprovar as cláusulas do PDV, pois é um ato exclusivo que não requer aprovação sindical, é também de interesse que uma quantidade de trabalhadores aceite este plano para atingimento da estratégia preliminar que deu origem ao PDV.

“O sindicato é acionado pela empresa para discutir o plano e desenhar uma proposta de PDV que traga condições favoráveis aos trabalhadores com o foco em maior adesão”.

Neste sentido, o Senge-PR informa a sua base que a entidade encaminhou as solicitações de mudança coletadas em cláusulas do PDV. Também ressalta que cada profissional de engenharia, na sua individualidade, deve saber que a melhoria das cláusulas do PDV depende – neste momento – da baixa adesão ao programa. Com isso, a empresa percebe que deve inserir os itens discutidos em nossas reuniões.

É importante ressaltar: a adesão antecipada pode comprometer as melhores condições do plano em função de que pensamos que novas condições somente serão inseridas no PDV se a estratégia da Sanepar ficar abaixo da meta esperada.