Engenheiros da Eletrobras e empresas subsidiárias do país podem participar da pesquisa lançada pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) sobre o setor elétrico federal. De acordo com o diretor de negociação coletiva da Federação, Ulisses Kaniak, o objetivo é aferir as questões específicas relacionadas aos profissionais de engenharia para subsidiar as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho.
A pesquisa, no entanto, vai além, e também pretende avaliar as impressões da engenharia frente ao desmonte do setor elétrico público, que impacta diretamente nas condições de trabalho e na geração de empregos da categoria.
“Para além das questões salariais, queremos saber a opinião da categoria sobre as privatizações e também envolver os engenheiros e as engenheiras na formulação de cláusulas sociais fundamentais para o bem-estar do profissional, como o combate ao assédio moral e a ampliação da licença-paternidade”, disse Ulisses.
A elaboração da pesquisa contou com a contribuição da técnica da subseção Senge-RJ do Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese), Cristiane Garrido, e representantes de sindicatos filiados à Fisenge.
A pesquisa estará disponível para resposta até dia o próximo sábado (12). Os dados tabulados irão subsidiar os representantes da Fisenge que participarão do Seminário de Planejamento de Campanha do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), que será realizado em Manaus (AM), de 16 a 18 deste mês.