Uma das maiores descoberta do século, o pré-sal é alvo de disputas no Brasil e internacionalmente. Parte de seus recursos seriam destinados à educação e à saúde do povo brasileiro, mas o Congresso Nacional mudou a forma de partilha.
Internacionalmente, países dependentes de petróleo e petrolíferas estão de olho no potencial financeiro da exploração do pré-sal. Não a toa, após a sua descoberta, o Brasil e a própria América do Sul tem vivo momentos de mar revolto na política.
Mas o que é o pré-sal? Nos primeiros anos do século XXI, um seleto grupo de geólogos de primeira linha da Petrobras conduziu a estatal à descoberta de novas e imensas reservas de petróleo numa região até então insuspeita, a uma profundidade total de 6 mil metros sob o mar da costa brasileira. A abertura dessa nova fronteira exploratória colocou o país num patamar até então inimaginável em termos de reservas energéticas.
PALESTRANTE
MARCO ANTÔNIO PINHEIRO MACHADO
Marco Antônio Pinheiro Machado é geólogo aposentado da Petrobras, onde trabalhou por 37 anos. Participou dos estudos sobre o pré-sal na Bacia de Santos de 2001 a 2014. É autor do livro “Pré-sal, a saga: a história de uma das maiores descobertas mundiais de petróleo”.
PROGRAME-SE
8 de abril
19h00
Sede Senge-PR
Rua Marechal Deodoro, 630 – 22º andar
Aberto ao público
Confirme presença por servicos@senge-pr.org.br