O que você quer propor para a pauta de negociação?

20.AGO.2018

Paraná EducaçãoPrezado engenheiro/a do Paraná Educação. Em breve protocolaremos, junto à diretoria da empresa, uma pauta de reivindicações dos engenheiros que lá atuam. Abaixo, resgatamos o nosso histórico de interações com o Paraná Educação, e solicitamos a sua participação nesta nova etapa.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) tenta, desde 2013, se inserir nas negociações do Paraná Educação. Porém, foi apenas em 2016 que conquistamos a oportunidade de um diálogo direto e objetivo com a Diretoria Administrativa, que aceitou nos receber no processo negocial. Naquele ano, chegamos a elaborar uma minuta para atender a categoria, dando atenção especial ao banco de horas, mas mudanças de gestores e pessoal administrativo no Paraná Educação nos impediram de concluir o registro.

No ano seguinte, 2017, o Senge-PR novamente mobilizou o Paraná Educação, por meio de ofício e pedidos de reuniões com representantes e diretoria, e novamente, não tivemos evolução no processo. No início de 2018 enviamos novo ofício solicitando participação na mesa de negociação, mas nossos esforços não produziram resultado porque a empresa se recusou a receber o documento. Então, buscando garantir a negociação coletiva perante o Paraná Educação, o Senge-PR protocolou um novo ofício requerendo abertura de prazo para negociação coletiva, mas este foi recusado novamente.

Diante desta negativa, o Senge-PR protocolou requerimento de agendamento de reunião na Delegacia Regional do Trabalho, para garantir intermediação. A reunião foi realizada no dia 8 de maio, e além de tratarmos da possibilidade de abertura para negociação coletiva, também adiantamos a tratativa da diminuição do valor de pagamento do salário mínimo profissional e a não concessão das progressões contidas no Plano de Carreira. Depois da intermediação, um novo ofício foi enviado, com um novo pedido de abertura de negociação. Desta vez, recebemos resposta do Paraná Educação, que solicitou a indicação de uma lista de reivindicação dos engenheiros.

:: Leia o ofício completo

A partir do contato realizado com vários engenheiros do Paraná Educação, o Senge-PR tomou conhecimento de possíveis irregularidades na empresa, como a diminuição do Salário Mínimo Profissional; e a não aplicação do Plano de Cargos e Salários (PCS), especialmente em relação à concessão de progressões e promoções, que não têm previsão de regulamentação para aplicação.

Diante das informações expostas e para identificar as demandas da categoria para a negociação, enviamos um questionário, que deve ser respondido até o dia 27/08. A partir desta data faremos o compilado das respostas e convocaremos todos para definir a pauta que será entregue no Paraná Educação.

O Senge é o seu canal nesta negociação, então participe! Sua sugestão é muito importante para nós e para a conquista de todos!