Negociações no Crea garantem reajuste acima da inflação

04.ABR.2017

Os engenheiros e demais funcionários do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) aprovaram o Acordo Coletivo de Trabalho 2017/18 com reajuste acima da inflação. A proposta com avanços nos itens econômicos e sociais foi aprovada por 202 trabalhadores dos 288 votantes.

As negociações no conselho foram conduzidas pelo Senge e pelo Sindifisc – sindicato majoritário no setor. Com a aprovação, os sindicatos darão nova redação ao Acordo contemplando os avanços da negociação atual e enviará para protocolo na superintendência do trabalho.

A proposta aprovada contempla, dentre outros itens, reajuste nas tabelas salariais de 6%, índice cerca de 1,4% acima da da previsão do INPC, de 4,65%. Em outros itens, como o vale-alimentação e auxílio-combustível, os reajustes foram de 13,5%, índice cerca de três vezes a estimativa da inflação pelo Dieese.

O resultado do reajuste acima da inflação e da melhoria nos demais itens econômicos e sociais no Crea tem ultrapassado o cenário das negociações salariais no país desde o ano passado. Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em 2016, apenas 19% das negociações resultaram em aumento real.

Mesmo com o positivo resultado, o Senge continuará participando de reuniões com o Crea para debater assuntos específicos dos engenheiros.