Acontece nos dia 8 e 9 de outubro a primeira – e talvez única – rodada de negociações entre os sindicatos e a direção da Itaipu Binacional na campanha do ACT 2019/2020. A data-base dos engenheiros da Itaipu é 1o de novembro. Para formação da pauta de reivindicações, a Regional Foz contou com o auxílio de um formulário on-line para consulta aos profissionais da categoria. Uma vez definida, foi discutida e homologada em assembleia e protocolada no final de agosto passado.
Na próxima etapa, em 26 de setembro (quinta-feira), ocorrerá a reunião para esclarecimento das reivindicações dos Sindicatos e formação do protocolo negocial. Em seguida, em etapa complementar ao ACT, no dia 5 de novembro haverá nova reunião específica para estabelecer os termos de pactuação sobre a Participação nos Resultados- PR 2020, a ser paga em 2021 aos empregados da Itaipu Binacional.
Na avaliação da Regional Foz do Iguaçu, há incertezas quanto ao ambiente para as negociações, principalmente porque é o primeiro encontro com a nova gestão de Itaipu no ambiente de disputas que caracterizam uma mesa de negociação. Independente desse cenário, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), reforça o seu honroso papel de lutas, e mantém a tradição na defesa da categoria para buscar avanços e garantir direitos e conquistas. É fundamental que os engenheiros fiquem atentos ao calendário e mostrem a força da categoria durante às negociações.