Imprensa destaca nota do Senge em repúdio ao acordo de privatização de empresas paranaenses

24.OUT.2017

Imprensa paranaense destacou a nota de repúdio do Senge contra aos acordos obscuros do governo do Paraná para a privatização do patrimônio público do nosso estado. A nota do Sindicato é em resposta ao acordo de cooperação técnica firmado em junho passado entre o governo Beto Richa (PSDB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram para “planejamento e estruturação de projetos de desestatização”. O caso veio à tona em matéria publicado no jornal Gazeta do Povo em parceria com o site Livre.jor.

O documento, assinado pelo chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e pelo presidente do banco, Paulo Rabello de Castro, não especifica quais empresas estariam nos projetos de desestatização. No entanto, de acordo com a apuração da reportagem, o BNDES tem interesse em privatizar as áreas de saneamento, iluminação pública, e distribuição de gás natural – protagonizadas pela Sanepar, Copel e Compagas, respectivamente -, e o acordo se adequa às 44 estatais do estado.

A manifestação de repúdio do Senge ao acordo e em defesa das estatais foi destaque na imprensa local. Contra o desmonte do estado e do patrimônio público, o Sindicato conclama os engenheiros e engenheiras, e demais categorias profissionais, organizações e movimentos populares, a se somarem de maneira unitária na defesa da soberania paranaense e brasileira.

Confira abaixo a repercussão da nota do Senge.

Engenheiros repudiam acordo de Beto Richa com BNDES para privatizações
Gazeta

Senge-PR repudia acordos do governo do Paraná para a privatização de empresas públicas

Brasil_