A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) manifesta repúdio à truculência e à violência praticadas pelo governo do estado do Paraná contra os professores, profissionais da educação e servidores públicos.
O livre exercício de manifestação é um direito legítimo e, em hipótese alguma, agentes do Estado podem, arbitrariamente, agredir cidadãos e cidadãs, que lutam por melhores condições de trabalho e mais direitos. A democracia é pautada pelo patamar da liberdade.
Repudiamos também a cobertura dos meios de comunicação, que caracterizaram o fato como “confronto” quando, na realidade, o que houve foi repressão e violência gratuita. A valorização dos trabalhadores da educação é fundamental para construção de uma educação balizada por princípios de autonomia, cidadania, liberdade e empoderamento. Por fim, manifestamos a nossa solidariedade e o nosso apoio incondicional à luta dos profissionais de educação. Nesse momento de indignação e resistência, lembramos Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.