Engenheira Losani Perotti destaca protagonismo feminino na agronomia durante o Agrobalsas 2024

Fiscal de Defesa Agropecuária na ADAPAR, Losani compartilha sua experiência no maior evento de Agronegócio do Maranhão

Comunicação
23.MAIO.2024

Na última última semana (14/05), a engenheira Losani Perotti, Fiscal de Defesa Agropecuária na ADAPAR – Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, marcou presença na 20ª edição do Agrobalsas 2024, o principal evento de Agronegócio do estado do Maranhão, promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN). Participando de um painel direcionado ao protagonismo feminino, promovido pela FAPCEN em parceria com a Plataforma Feminina Mulheres do Agro Ouro (AMAO), intitulado “O milagre do Cerrado e o Papel Feminino”, Losani Perotti contribuiu com sua experiência profissional no campo da agronomia.

Durante o painel, intitulado “Mulheres e a agronomia”, Losani compartilhou sua trajetória e abordou os principais desafios que enfrentou em sua trajetória profissional como mulher agrônoma. Um desses desafios, destacou ela, é a predominância masculina na área, que por vezes gera atitudes machistas, prejudicando o reconhecimento da competência profissional da mulher. Losani também trouxe para reflexão a questão da diferença salarial entre homens e mulheres na engenharia agronômica, ressaltando que, embora haja menos disparidade do que em outras engenharias, ainda existe uma notória diferença de remuneração. “A gente garante o mesmo salário quando é concurso público, porém, temos mais dificuldade de assumir posições de chefia, o que impede nosso avanço na carreira”, afirmou.

A engenheira enfatizou a importância da organização e mobilização das mulheres na luta por direitos e ocupação de espaços, destacando a sororidade como caminho para fortalecer a causa feminina. Losani Perotti é integrante ativa do coletivo de mulheres do SengePR e ressalta a relevância da participação de sindicatos e coletivos de mulheres para encorajar ações e promover debates sobre igualdade de gênero, tanto entre mulheres quanto entre homens.

Como ela mesma coloca, “é fundamental que mulheres se organizem, mobilizem ações e se apoiem na reivindicação de direitos, fazendo da sororidade o caminho para que a luta das mulheres se fortaleça.
Losani Perotti, através de sua participação e contribuição no Agrobalsas 2024, reforça a importância do protagonismo feminino na agronomia e inspira mulheres a superarem desafios e conquistarem espaços no campo profissional.

Voltar a Notícias