Engenharia agronômica tem que ser protagonista

Encontro de entidades apontam caminhos para o desenvolvimento do setor

V Encontro Paranaense de Entidades da Agronomia avalia ano de 2023 e projeta o futuro
Comunicação
06.FEV.2024

Durante a 35ª edição do Show Rural aconteceu o V Encontro Paranaense de Entidades da Agronomia. O Senge-PR participa do evento com a presença do Diretor-Secretário, o engenheiro agrônomo Carlos Roberto Bittencourt. Além do balanço de 2023, o encontro que reúne lideranças projetou as ações para 2024. Destaque para mudanças na legislação de sementes. As lideranças debateram a importância da engenharia agronômica e a necessidade de assumir papel de protagonismo na sociedade.

A mesa foi composta pelo presidente do CREA-PR, Clodomir Ascari, presidente da FEAPR, Cesar Veronese, diretor geral da Mútua Paraná, Edson Dalla Vecchia, e do presidente da AREAC, Fernando Luiz Rocha Pereira. 

“Esse é o principal evento agropecuário não só do Brasil, mas do mundo. Nossa participação no Show Rural é histórica e vem crescendo conjuntamente. E percebemos que era fundamental somar mais entidades. Somos a casa dos engenheiros agrônomos e outros engenheiros que participam conosco”, destaca o presidente da AREAC, entidade que completa 55 anos. 

Carlos Roberto Bittencourt, Diretor-Secretário, é Engenheiro Agrônomo formado pela UFPR, me 1984. Especialista em Administração Pública – FGV

Durante o evento foi defendida a certificação internacional dos engenheiros agrônomos. Esse reconhecimento pode ajudar a inserir ainda mais o agronegócio brasileiro, empresas e cooperativas no cenário internacional. Outro ponto defendido aborda os interesses nacionais na COP30, que acontece em Belém, no ano que vem.

Já o presidente do CREA-PR, Clodomir Ascari, destacou a importância da organização da engenharia agronômica. Ele ressaltou que o Conselho tem 138 profissões registradas e que o modelo de organização em associações e entidades de classe na agronomia deve servir de exemplo para todos. 

“Nós queremos levar esse modelo para o Paraná e para todo o Brasil. Na agronomia, a gente precisa ser protagonista. É fundamental, por exemplo, as engenharias, agronomia e arquitetura participarem ativamente em discutir o Plano Diretor dos municípios”, aponta Ascari.

O presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR), Cesar Veronese, destacou a importância do encontro e a missão de fortalecer as entidades representativas. Essa união fortalece a classe e o protagonismo. 

“Nós temos que fazer esse trabalho. Somos 20 entidades de classe e conseguimos ativar 15. Temos mais cinco para fazer esse trabalho”, apontou.

O Show Rural

O Show Rural Coopavel foi aberto no domingo, 4, com uma missa campal. O público também foi recorde. Mais de 40 mil pessoas estiveram no centro tecnológico ante 25 mil do ano anterior. Nesta 36ª edição, o evento recebe 600 expositores e a expectativa de público para os cinco dias é de 300 mil pessoas. A expectativa de vendas é de R$ 5,5 bilhões. O Show Rural é um dos poucos eventos técnicos para o campo do planeta que não cobram entrada nem estacionamento.

Voltar a Notícias