Expectativa que até o mês de outubro a pauta seja encaminhada à empresa pela Comissão de Relação Sindical. O intuito é fechar o acordo até março de 2024. A reunião acontece com a participação dos sindicatos que compõem a base da Sanepar. Essa será a primeira de muitas reuniões que devem ocorrer para construir tanto a pauta como a proposta de acordo coletivo de trabalho.
O direcionamento das entidades sindicais com essa negociação é avançar para além das obrigações da empresa, conquistando ganho real salarial, melhores condições de trabalho. “O reconhecimento da empresa, com seus prêmios, é compartilhado com os funcionários, de fato. É necessário que se trabalhe com ganho real e não apenas a reposição da inflação”, afirmam as entidades, informando que os saneparianos têm uma expectativa grande em relação à empresa.
Para os emissores da empresa, a Sanepar está aberta ao diálogo franco. A valorização é o norte e o intuito é “chegar lá em março com a melhor proposta possível para funcionários e empresa”.
A Sanepar deve encaminhar e-mail nesta semana solicitando que as entidades sindicais encaminhem a pauta de reivindicações até outubro de 2023. A partir daí são analisados os pedidos e iniciada a mesa de negociação. Há possibilidade de negociação coletiva sindical ou por entidade.
Assembleia formação de pauta
O Senge-PR deve marcar assembleia com os engenheiros da categoria para definir a pauta de reivindicações dos profissionais da engenharia.