Comitê do Senge-PR Participa da Principal Conferência Brasileira de Diversidade Corporativa

Evento destaca diversidade, equidade e inclusão em grandes empresas e estratégias inovadoras

O comitê de Diversidade do Senge-PR, representado pelo seu diretor, engenheiro Verginio Luiz Stangherlin, participou da 6ª Edição da Principal Conferência Brasileira para Líderes de DE&I em Empresas de Grande Porte. O evento, promovido pela Blueprintt, ocorreu nos dias 21 e 22 de maio em São Paulo – SP. Conhecido como CDIC – Congresso de Diversidade, Equidade e Inclusão Corporativa, a conferência é um fórum de aprendizado, compartilhamento de experiências e desenvolvimento de estratégias eficazes para superar os desafios cotidianos em DE&I.

Durante o evento, houve intensa interação entre empresas de diversas áreas, especialmente de engenharia, e suas equipes de gestão de recursos humanos. Empresas como Volkswagen, Renault e McDonald’s apresentaram suas políticas internas de diversidade e equidade, destacando ações concretas e resultados alcançados.

Entre os temas discutidos no CDIC, estavam os desafios de criar e manter uma cultura inclusiva que valorize a diversidade e promova a equidade em todos os níveis da organização. Estratégias eficazes de DE&I que se alinhem com os objetivos corporativos e produzam resultados mensuráveis também foram debatidas. Outro ponto crucial foi a medição do impacto e sucesso das iniciativas de DE&I, garantindo progresso contínuo e melhorias nas práticas organizacionais.

Verginio Luiz Stangherlin, diretor de diversidade do Senge-PR, destacou a importância da troca de experiências para o enriquecimento do comitê. “Essa participação traz um ganho intelectual, além de nos permitir conhecer práticas operacionais que grandes empresas já adotam para se tornarem mais diversas. É um caminho sem volta, quanto mais diversidade, mais a empresa interage com diferentes ramos,” afirmou.

O Comitê de Diversidade do Senge-PR está desenvolvendo um selo de diversidade que será lançado no próximo ano com cobertura estadual. A ação, idealizada pelo Senge-PR, será realizada em parceria com o Grupo Dignidade, a primeira ONG LGBT de Curitiba, que já está trabalhando em outra proposta inédita: o projeto EmpregaMais LGBTI+ – Programa Rafaelly Wiest de Incentivo à Empregabilidade, uma iniciativa inédita para promover a inclusão no mercado de trabalho.

O evento CDIC apresentou diversas tendências emergentes e melhores práticas, incluindo a construção de uma cultura corporativa inclusiva, fortalecendo e cultivando uma cultura que celebra a diversidade, impulsionando a inovação e a colaboração. Além disso, destacou a formulação de estratégias dinâmicas de DE&I, desenvolvendo e implementando estratégias alinhadas com os objetivos corporativos e utilizando dados e feedbacks para adaptações contínuas. Também foi enfatizada a definição de métricas de impacto em DE&I, estabelecendo métricas eficazes para avaliar o sucesso das iniciativas de DE&I. Outro ponto importante foi o desenvolvimento de liderança engajada em DE&I, engajando líderes e gestores como defensores ativos da diversidade. A superação dos vieses inconscientes foi abordada, identificando e superando esses vieses para promover uma tomada de decisão justa. Houve ainda um foco na inclusão efetiva de grupos sub-representados, desenvolvendo programas inclusivos que empoderem esses grupos.

O comitê de Diversidade do Senge-PR e o Grupo Dignidade estão empenhados em lançar novas iniciativas que promovam a inclusão e a diversidade no Paraná. Para mais informações e atualizações, acompanhe as redes sociais do Comitê de Diversidade e Inclusão.