O Crea-PR realiza nesta segunda-feira (20) a cerimônia da primeira edição do Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Alves Marques, organizado pelo Comitê Mulheres do Crea-PR. O mês de entrega da premiação foi escolhido porque em 23 de junho é comemorado o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. A data, criada pela Women’s Engineering Society (WES), do Reino Unido, celebra seu nono ano em 2022 com o objetivo de dar visibilidade às mulheres das Engenharias em todo o mundo e incentivar mais jovens mulheres e meninas a seguir carreira nesta área.
“É uma data para apoiar as mulheres e dar oportunidade para que possam atingir todo o seu potencial como profissionais livres. A Engenharia ajuda a desenvolver o mundo que se torna melhor, mais seguro, mais inovador e emocionante e a visão feminina é fundamental neste processo. Por isso criamos o Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Alves Marques, para reconhecer a dedicação destas paranaenses”, destaca o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.
O Prêmio tem como objetivo ser uma forma de reconhecer o trabalho das mulheres paranaenses nas Engenharias, Agronomia e Geociências. A Eng.ª Civ. Karlize Posanske da Silva, conselheira do Crea-PR e coordenadora do Comitê Mulheres, conta que “o Paraná foi o primeiro Crea a ter um Comitê Mulheres, programa hoje consolidado em todos os Creas. Podemos nos orgulhar deste pioneirismo e a nossa participação tem aumentado a cada ano, por meio de ações desenvolvidas pelo Comitê. E neste ano lançamos o Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Alves Marques, valorizando as nossas profissionais e homenageando a primeira engenheira paranaense”.
Indicação ao Prêmio
Organizado pelo Comitê Mulheres do Crea-PR, foi indicada uma profissional de cada Regional do Conselho (oito no total – Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa) para receber a homenagem. Os nomes escolhidos são resultado de sugestões vindas das Entidades de Classe e Instituições de Ensino.
Veja a partir desta segunda-feira (20) a história e depoimento das vencedoras, saiba mais sobre a engenheira Enedina e acesse as fotos da entrega do Prêmio.
Quem foi Enedina Alves Marques
Enedina Alves Marques foi a primeira mulher diplomada em Engenharia Civil na região Sul do Brasil, em 1945. A sua formatura foi marcada como um fato de grande curiosidade para a sociedade curitibana, por ter conseguido transpor um espaço hegemonicamente masculino e branco. Aos 32 anos, a curitibana Enedina foi o destaque na solenidade de formatura de Engenharia ao lado de 32 homens, no prédio Palácio Avenida, no Centro de Curitiba.
Após formada, ela se tornou a primeira engenheira negra do Brasil.
Saiba mais, a partir do dia 20, em premioenedina.crea-pr.org.br.
Fonte: Crea-PR