Nestas próximas eleições municipais, mais do que “promessas”, a classe da engenharia, agronomia e geociências espera compromisso das candidaturas aos legislativos municipais e executivo. Que as campanhas abandonem causas ou assuntos que focam apenas em polêmicas, que se abstenham de divulgar fake news, que evitem sensacionalismo ou disputas de quem é “menos pior”. Esperamos que as candidaturas e programas de governo se pautem firmemente pelo discurso embasado no respeito à ciência, no conhecimento técnico, pelo debate que busque a solução dos problemas antigos sem recorrer a sofismas ou soluções fáceis e que o planejamento urbano, social e ambiental não sejam apenas mera campanha de marketing.
A realidade nesses últimos quatro anos tem demonstrado a necessidade de se encarar a “causa pública” com seriedade e muito esforço. Os cidadãos sofreram com a pandemia, previsíveis desastres naturais e ausência de políticas públicas que trouxeram desgaste tanto quanto indivíduos como conjunto da sociedade. Diante dos aprendizados passados e dos desafios no presente e futuro, as palavras de ordem são resistência e reconstrução.
Resistência para superar as adversidades naturais cotidianas e as ações que desestruturam à comunidade como violência, falta de saúde, educação e segurança, desvio de recursos públicos, aumento de impostos. Reconstrução no sentido de propor políticas públicas e parcerias privadas que tragam melhoria na qualidade de vida das pessoas, respeitem a individualidade de cada um, reduza as desigualdades sociais.
O Senge-PR tem compromisso com isso. Com as plataformas político-eleitorais que tenham uma Carta Compromisso em defesa da Pluralidade, da Diversidade e da Inclusão. E somos plural na medida em que somos uma entidade que representa profissionais em diversas áreas e conhecimentos técnicos, que lidam com diversos interesses da sociedade em diversos setores e que beneficiam diversos extratos sociais. Essa pluralidade deve estar presente para solução de conflitos e desigualdades. Somos também diversidade na medida em que defendemos o direito de minorias conquistarem direitos, de respeitarmos as individualidades e as escolhas que não oprimam a outra pessoa por conta de sexo, religião e cor da pele. Somos inclusivos na medida em que defendemos condições e remunerações iguais no ambiente de trabalho e na convivência social.
::. CONFIRA SABATINA DO PLURAL COM CANDIDATURAS À PREFEITURA DE CURITIBA | https://x.gd/e3yWY
E sendo plural, diverso e inclusivo, o Senge-PR entende que as campanhas deste ano deve observar eixos que abordam Políticas Públicas, Habitação, Mobilidade urbana, Transportes, Inovação e desenvolvimento, Meio ambiente, Economia municipal, igualdade de Gênero e Diversidade.
Por fim, o Senge-PR faz uma chamada pública para que as candidaturas assumam compromisso com a redução das desigualdades sociais, com a geração de empregos e renda, com uma cidade acessível e acolhedora, com um município transparente e aberto ao diálogo, ouvindo a população em audiências públicas, debates e consultas públicas. Fazemos uma chamada pública para que os nossos profissionais da engenharia, agronomia e geociências também entrem no debate, apontando problemas, buscando soluções e fazendo da política o que ela deveria ser: uma forma de administrar o patrimônio público, o interesse privado e promover o bem de todos.