O Senge-PR está oferecendo condições especiais para a vacinação contra H1N1. A campanha acontece nestes dias 21 e 22 de maio. O valor é de R$ 65 para associados em dia. Não sócios ou inadimplentes, é necessário consultar o valor. Mande mensagem para 41- 99936-1011, saiba o local de vacinação e agende sua dose. A vacinação acontece exclusivamente em Curitiba.
Perguntas Frequentes:
1. Por que se vacinar contra a gripe?
R: A gripe é uma infecção viral respiratória que pode acometer todas as faixas etárias. A vacina é extremamente importante para prevenir todos os tipos de influenza, inclusive a gripe H1N1.
Os vírus da influenza apresentam grande variabilidade genética e é necessário que a formulação da vacina também mude periodicamente, sendo preciso se vacinar todo ano com uma dose da vacina. Além disso, a imunização é muito segura, podendo ocorrer reações da vacina da gripe como dor no local da injeção, febre, mal-estar e dor muscular.
2. Quem tomou a vacina em 2020 precisa se vacinar em 2021?
Sim. Trata-se de uma vacina que muda de formulação todos os anos e por isso a vacinação a cada ano é de extrema importância para conferir proteção contra a doença.
3. Há contraindicações da vacina da gripe?
R: A imunização só é contraindicada para pessoas com alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou a dose anterior.
4. Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?
A vacina começa a fazer efeito e o organismo desenvolve anticorpos a partir de 15 dias de aplicação.
5. Quem tomar a vacina do COVID-19 também precisa tomar a vacina da gripe?
Sim! A vacina COVID-19 não confere proteção contra as doenças respiratórias causadas pelo vírus Influenza, apenas contra o Coronavírus.
6. Quanto tempo preciso esperar para tomar a vacina da gripe depois de tomar a vacina contra o coronavírus?
Recomenda-se que, após a aplicação da vacina contra a COVID-19, se aguarde o período de 14 dias antes e depois das aplicações das doses para tomar qualquer vacina.
7. Estou com sintomas de COVID-19, posso tomar a vacina da gripe?
Para pessoas que tenham suspeita de COVID-19 ou qualquer outra doença, é indicado que aguarde a melhora total dos sintomas. Isso para que esses sintomas não sejam confundidos com as reações adversas da vacina. Pode levar de 30 a 40 dias e é recomendado sempre a orientação médica.
8. Grávidas podem tomar a vacina da gripe?
Sim! A vacina da gripe é indicada tanto para puérperas quanto para gestantes.
9. A vacina da gripe pode causar gripe?
Não, a vacina da gripe é composta por vírus inativado e não é capaz de causar a doença.
Vacine Mais – responsável: Dr. Marlon Rodrigues Araujo – CRF/PR – 12969
Fonte: Secretária de Estado de saúde. Vacina da gripe. Disponível em: https://www.saude.mg.gov.br/gripe