🆕 𝗕𝗢𝗟𝗘𝗧𝗜𝗠 𝗣𝗥𝗢𝗙𝗜𝗦𝗦𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗢 𝗦𝗘𝗡𝗚𝗘-𝗣𝗥 🆕
𝘍𝘪𝘲𝘶𝘦 𝘱𝘰𝘳 𝘥𝘦𝘯𝘵𝘳𝘰 𝘥𝘢𝘴 𝘯𝘰𝘵𝘪́𝘤𝘪𝘢𝘴 𝘥𝘰 𝘴𝘪𝘯𝘥𝘪𝘤𝘢𝘵𝘰 𝘯𝘦𝘴𝘵𝘦𝘴 𝘶́𝘭𝘵𝘪𝘮𝘰𝘴 𝘥𝘪𝘢𝘴
Engenharia | Agronomia | Geociências
NESTE EPISÓDIO, VOCÊ ESCUTA:
1️⃣ COLETIVO DE MULHERES | Coletivo de Mulheres do Senge-PR participa de lançamento do “Selo Boas Práticas”. Ele é fornecido pela ABNT e conta com a liderança do “Instituto Nós Por Elas”.
2️⃣ JURÍDICO | A Copel tem encaminhado e-mail aos profissionais que tiveram pedido homologado no PDV. O encerramento das atividades está previsto para o dia 14 de agosto e no próximo dia 28 de agosto está agendado uma grande etapa para assinar a homologação.
3️⃣ HISTÓRICO | 14 de agosto de 2024. Nesta data, 1078 profissionais dos 1437 empregados que aderiram ao PDV em 2023 foram desligados da Copel. E poderia ser bem mais, uma vez que outros 1551 trabalhadores solicitaram desligamento, mas tiveram o pedido negado. Isso representaria 53,5% do quadro total de funcionários.
4️⃣ NEGOCIAÇÕES | A Convenção Coletiva de Trabalho firmada com o Sicepot foi registrada no Ministério do Trabalho e Emprego no dia 19 de agosto. Para cláusulas financeiras, o acordo prevê reajuste de 5%. O índice traz um ganho real para os trabalhadores.
5️⃣ NEGOCIAÇÕES | Após apresentar sua proposta para cláusulas financeiras referente ao Acordo Coletivo de Trabalho, o Crea-PR abriu possibilidade para que seus funcionários fizessem sugestões que não envolvessem itens econômicos. Diante disso, Sindifisc/Senge-PR realizaram consulta para acolher sugestões e encaminhar ao Conselho de Negociação. A proposta foi submetida a votação com 204 votos favoráveis contra 111 recusando.
6️⃣ JURÍDICO | O Senge-PR está convocando os engenheiros da Cohab para uma reunião híbrida no próximo dia 21 de agosto. O encontro é para discutir a proposta da companhia de pagamento da indenização referente a ação de incorporação da gratificação.
7️⃣ ESTATUTÁRIOS | Na quarta-feira, dia 21 de agosto, às 19h, o FES realizará uma live especial em suas redes sociais (Instagram e Facebook – https://linktr.ee/FES.Parana) com a participação das representantes do FES nos conselhos Administrativo e Fiscal da ParanaPrevidência.
📻 𝙊𝙐𝘾̧𝘼 𝙊 𝘽𝙊𝙇𝙀𝙏𝙄𝙈:
COLETIVO DE MULHERES | Coletivo de Mulheres do Senge-PR participa de lançamento do “Selo Boas Práticas”. Ele é fornecido pela ABNT e conta com a liderança do “Instituto Nós Por Elas”. A iniciativa visa conceder tanto ao governo quanto às empresas que aderirem ao projeto uma classificação relativa à promoção das mulheres e combate à violência. A adoção ao selo é urgente. Ainda mais levando em consideração o crescimento da violência. O registro de mulheres vítimas de feminicídio aumentou 59% no Paraná, em um ano. ℹ️ CONFIRA:
JURÍDICO | A Copel tem encaminhado e-mail aos profissionais que tiveram pedido homologado no PDV. O encerramento das atividades está previsto para o dia 14 de agosto e no próximo dia 28 de agosto está agendado uma grande etapa para assinar a homologação. O comunicado reafirma os prazos estabelecidos e propõe que, “na impossibilidade de comparecimento”, é possível indicar um representante “mediante procuração”. Os sindicatos, por sua vez, solicitam o envio antecipado do TRCT (Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho). As entidades devem se reunir nesta semana para debater o tema.
ℹ️ SAIBA MAIS: https://www.senge-pr.org.br/noticia/sindicatos-pedem-a-copel-antecipacao-de-termo-de-rescisao/
HISTÓRICO | 14 de agosto de 2024. Nesta data, 1078 profissionais dos 1437 empregados que aderiram ao PDV em 2023 foram desligados da Copel. E poderia ser bem mais, uma vez que outros 1551 trabalhadores solicitaram desligamento, mas tiveram o pedido negado. Isso representaria 53,5% do quadro total de funcionários. Em 13 de agosto de 2024, a Copel Corporação, ex-empresa pública, tinha em seus quadros 5584 trabalhadores próprios. A partir de agora fica um marco para a empresa que era orgulho dos paranaenses. Ela foi privatizada pelo governador Ratinho Junior (PSD) sobre o falso argumento de eficiência, agilidade e disputa de mercado.
NEGOCIAÇÕES | A Convenção Coletiva de Trabalho firmada com o Sicepot foi registrada no Ministério do Trabalho e Emprego no dia 19 de agosto. Para cláusulas financeiras, o acordo prevê reajuste de 5%. O índice traz um ganho real para os trabalhadores, uma vez que a data-base da categoria é 1º de junho e a inflação no período ficou em 3,70%, de acordo com o IBGE. As partes fixam a vigência da presente Convenção Coletiva de Trabalho no período de 01º de junho de 2024 a 31 de maio de 2025 e a data-base da categoria em 01º de junho.
ℹ️ SAIBA MAIS: https://www.senge-pr.org.br/noticia/convencao-coletiva-da-construcao-pesada-e-registrada-com-ganho-real/
NEGOCIAÇÕES | Após apresentar sua proposta para cláusulas financeiras referente ao Acordo Coletivo de Trabalho, o Crea-PR abriu possibilidade para que seus funcionários fizessem sugestões que não envolvessem itens econômicos. Diante disso, Sindifisc/Senge-PR realizaram consulta para acolher sugestões e encaminhar ao Conselho de Negociação. E, após se reunirem, os representantes responderam aos sindicatos sobre quais propostas podem ser acolhidas neste ACT. Também sugeriram a possibilidade de fechamento de acordo. A proposta foi submetida a votação com 204 votos favoráveis contra 111 recusando.
ℹ️ SAIBA MAIS: https://www.senge-pr.org.br/noticia/funcionarios-do-crea-pr-aceitam-proposta-de-acordo-coletivo/
JURÍDICO | O Senge-PR está convocando os engenheiros da Cohab para uma reunião híbrida no próximo dia 21 de agosto. O encontro é para discutir a proposta da companhia de pagamento da indenização referente a ação de incorporação da gratificação. O processo entrou na fase de execução individual e os cálculos dos valores a serem recebidos podem encontrar divergência. Para efetuar o pagamento, a Cohab se reuniu com o sindicato e apresentou valores e formas de quitação. Por outro lado, nesta fase, é o profissional titular da ação que deve decidir se acata ou não a proposta. Para a reunião, o sindicato ainda solicita que os profissionais entreguem a procuração para serem representados.
ESTATUTÁRIOS | Na quarta-feira, dia 21 de agosto, às 19h, o FES realizará uma live especial em suas redes sociais (Instagram e Facebook – https://linktr.ee/FES.Parana) com a participação das representantes do FES nos conselhos Administrativo e Fiscal da ParanaPrevidência. Durante a live será apresentado um panorama completo das finanças da ParanaPrevidência e discutidas as ações judiciais e propostas de emenda à Constituição que podem impactar diretamente as aposentadorias e pensões dos servidores públicos do Paraná.