Boletim Profissional | Episódio 26

Negociações, jurídico e mobilizações são destaques deste programa

05.AGO.2024

🆕 𝗕𝗢𝗟𝗘𝗧𝗜𝗠 𝗣𝗥𝗢𝗙𝗜𝗦𝗦𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗢 𝗦𝗘𝗡𝗚𝗘-𝗣𝗥 🆕

𝘍𝘪𝘲𝘶𝘦 𝘱𝘰𝘳 𝘥𝘦𝘯𝘵𝘳𝘰 𝘥𝘢𝘴 𝘯𝘰𝘵𝘪́𝘤𝘪𝘢𝘴 𝘥𝘰 𝘴𝘪𝘯𝘥𝘪𝘤𝘢𝘵𝘰 𝘯𝘦𝘴𝘵𝘦𝘴 𝘶́𝘭𝘵𝘪𝘮𝘰𝘴 𝘥𝘪𝘢𝘴

Engenharia | Agronomia | Geociências

NESTE EPISÓDIO, VOCÊ ESCUTA:

1️⃣  JURÍDICO | Um julgamento tão aguardado pelos funcionários públicos estatutários do Paraná teve mais um capítulo. Trata-se do pagamento da data-base de 2017 congelada no governo Beto Richa. O julgamento virtual foi retirado da pauta no último dia 1 de agosto.

2️⃣ TECNOLOGIA | A partir do dia 1º de agosto, o Crea-PR disponibilizará o login com usuário do sistema Gov.BR para profissionais acessarem o ambiente de acesso restrito do Conselho.

3️⃣NEGOCIAÇÕES | Na URBS, após assembleia da categoria com a aprovação da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho, o documento foi registrado  na Delegacia Regional do Trabalho em 31 de julho de 2024.

4️⃣ NEGOCIAÇÕES | O Senge-PR protocolou uma contraproposta referente ao PDV da Sanepar. A empresa apresentou uma minuta com os critérios para a adesão. Esse documento foi discutido com a base e sugestões foram encaminhadas.

5️⃣ PDV DA COPEL | A decisão de mérito sobre o pedido de inclusão dos copelianos no Programa de Demissão Voluntária foi adiada. O assunto está na primeira instância do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região.

6️⃣ PODCAST | Por dentro da Reforma Tributária. Este é o tema de uma série especial de podcast que o Senge Paraná, em parceria com o Brasil de Fato e DIEESE Paraná, tem divulgado.

7️⃣  GIRO DAS REGIONAIS | A Itaipu abriu um edital destinado à contratação de empresa especializada para a elaboração de projetos residenciais e execução de obras de 254 unidades habitacionais unifamiliares e de infraestrutura.

📻 𝙊𝙐𝘾̧𝘼 𝙊 𝘽𝙊𝙇𝙀𝙏𝙄𝙈:

Episódio 26
Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR.

JURÍDICO | Um julgamento tão aguardado pelos funcionários públicos estatutários do Paraná teve mais um capítulo. Trata-se do pagamento da data-base de 2017 congelada no governo Beto Richa. Após decisões favoráveis aos servidores em diversas instâncias, o assunto está sendo discutido no Supremo Tribunal Federal (STF). O relator do processo é o ministro Edson Fachin. No entanto, o julgamento virtual foi retirado da pauta no último dia 1 de agosto. Ainda não há data para ser julgado novamente.

ℹ️ CONFIRA: https://x.gd/yCVDh

TECNOLOGIA | A partir do dia 1º de agosto, o Crea-PR disponibilizará o login com usuário do sistema Gov.BR para profissionais acessarem o ambiente de acesso restrito do Conselho. Essa mudança visa proporcionar maior facilidade, acessibilidade e segurança para os usuários registrados no Conselho.

ℹ️ SAIBA MAIS: https://www.senge-pr.org.br/noticia/crea-pr-adere-ao-uso-de-gov-br-para-acessos-dos-profissionais/

NEGOCIAÇÕES | Na URBS, após assembleia da categoria com a aprovação da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho, o documento foi registrado  na Delegacia Regional do Trabalho em 31 de julho de 2024. O documento  traz a reposição da inflação para o reajuste e ainda concede ganho real em itens relacionados à alimentação. Com o registro, está aberto o prazo para apresentar oposição à taxa assistencial.

ℹ️ SAIBA MAIS: https://www.senge-pr.org.br/noticia/acordo-da-urbs-e-registrado-com-ganho-real/

NEGOCIAÇÕES | O Senge-PR protocolou uma contraproposta referente ao PDV da Sanepar. A empresa apresentou uma minuta com os critérios para a adesão. Esse documento foi discutido com a base e sugestões foram encaminhadas. São essas propostas que o sindicato encaminhou à comissão de negociação. De acordo com o calendário, o Acordo Coletivo de Trabalho que trata o PDV deve ser assinado em agosto. Mais informações no site do Senge-PR.

PDV DA COPEL | A decisão de mérito sobre o pedido de inclusão dos copelianos no Programa de Demissão Voluntária foi adiada. O assunto está na primeira instância do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Na audiência ocorrida no último dia 9 de julho, sindicato e Copel apresentaram testemunhas e argumentos relativos ao PDV. Nesta data ficou marcada a decisão para 31 de julho. No entanto, no último dia 26 de julho, o juiz que cuida do caso solicitou a mudança de data para 7 de agosto de 2024. O resultado sai antes do encerramento dos 1438 postos de trabalho aceitos pela empresa, que acontece a partir de 14 de agosto.

PODCAST | Por dentro da Reforma Tributária. Este é o tema de uma série especial de podcast que o Senge Paraná, em parceria com o Brasil de Fato e DIEESE Paraná, tem divulgado. Dois episódios foram ao ar e o terceiro será publicado nesta semana. Para acompanhar, acesse senge-pr.org.br

ℹ️  SAIBA MAIS:  https://www.senge-pr.org.br/noticia/podcast-especial-por-dentro-da-reforma-tributaria/

GIRO DAS REGIONAIS | A Itaipu abriu um edital destinado à contratação de empresa especializada para a elaboração de projetos residenciais e execução de obras de 254 unidades habitacionais unifamiliares e de infraestrutura. O projeto é para Foz do Iguaçu, pelo Projeto Moradias. A iniciativa da Itaipu Binacional é em parceria com o Itaipu Parquetec, a Prefeitura de Foz do Iguaçu (PR) e o Instituto de Habitação (Fozhabita). Ele irá beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social que residem em áreas de risco na Vila Brás, junto ao Rio Poty, nascente do Rio Boicy.

ℹ️  SAIBA MAIS:   https://www.senge-pr.org.br/noticia/itaipu-parquetec-lanca-edital-para-construcao-de-254-casas-populares-em-foz-do-iguacu/