NESTE EPISÓDIO, VOCÊ ESCUTA:
1️⃣ REPORTAGEM ESPECIAL | Uma empresa em que as mulheres são minoria e ganham bem menos. No perfil da Copel, chama atenção a predominância de homens. Em 2022, na Copel, 78,7% eram do sexo masculino (4.493) e 21,3% do sexo feminino (1.218). Com relação a remuneração, outro dado desperta interesse. A Copel paga quase 30% a menos para as mulheres.
2️⃣ NEGOCIAÇÕES | Após fechar o acordo coletivo de trabalho por dois anos, a Sanepar apresentou proposta de Programa de Demissão Voluntária. O PDV, de acordo com o cronograma, deve ser referendado pela categoria através de Acordo Coletivo até agosto deste ano.
3️⃣ JURÍDICO | O Senge-PR convida os profissionais de engenharia do Paraná Educação para uma reunião virtual na próxima quinta-feira (13), às seis da tarde. O tema é a execução da ação coletiva que trata do piso mínimo do PREDUC.
4️⃣ SABATINAS PLURAIS | O Plural.jor tem realizado Sabatinas com as candidaturas à Prefeitura de Curitiba. Já foram realizadas três entrevistas e muitas outras estão planejadas até o fim do mês. E o Senge-PR foi convidado para ser parceiro dessa iniciativa.
5️⃣ ECONOMIA E EMPREGO | A Petrobras anunciou que aprovou o retorno das atividades operacionais da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (ANSA), subsidiária integral da companhia. A fábrica, localizada no Paraná, está hibernada desde 2020. A previsão é que a operação seja iniciada no segundo semestre de 2025”.
6️⃣ NEGOCIAÇÕES – Proposta do CREA-PR é rejeitada pela terceira vez. | Uma, duas, três vezes. A proposta de Acordo Coletivo do CREA-PR foi recusada pelos funcionários pela terceira vez consecutiva.
7️⃣COLETIVO DE MULHERES | O papel das mulheres na engenharia foi tema de uma live da Fisenge. O evento híbrido debateu temas como direitos, mercado de trabalho e formação. O encontro teve a participação da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos
📻 𝙊𝙐𝘾̧𝘼 𝙊 𝘽𝙊𝙇𝙀𝙏𝙄𝙈:
RECEBA AS NOTÍCIAS DO SENGE-PR NO SEU WHATSAPP!* Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR.
REPORTAGEM ESPECIAL | Uma empresa em que as mulheres são minoria e ganham bem menos. É o que mostra a pesquisa “Análise do emprego formal e da remuneração média dos trabalhadores da Copel (2007 a 2022)”. O levantamento foi feito pelo DIEESE do Paraná com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No perfil da empresa enquanto era pública (a Copel foi privatizada em agosto de 2023), chama atenção a predominância de homens. Em 2022, na Copel, 78,7% eram do sexo masculino (4.493) e 21,3% do sexo feminino (1.218). Com relação a remuneração, outro dado desperta interesse. A Copel paga quase 30% a menos para as mulheres. A explicação seria que elas ocupam cargos com renda menor e não estão nos postos decisórios. Confira a explicação do economista Sandro Silva.
ℹ️ Saiba mais: https://www.senge-pr.org.br/noticia/na-copel-mulheres-ganham-historicamente-30-a-menos-do-que-os-homens/
NEGOCIAÇÕES | Após fechar o acordo coletivo de trabalho por dois anos, a Sanepar apresentou proposta de Programa de Demissão Voluntária. O PDV, de acordo com o cronograma, deve ser referendado pela categoria através de Acordo Coletivo até agosto deste ano. Posteriormente, as adesões acontecem em janeiro e fevereiro de 2025. Já o desligamento acontece entre março e maio do ano que vem. Por outro lado, o modelo proposto não abrange todos os funcionários da empresa de saneamento e esgoto do Paraná.
ℹ️ Saiba mais: https://www.senge-pr.org.br/noticia/sanepar-apresenta-pdv-para-2025/
JURÍDICO | O Senge-PR convida os profissionais de engenharia do Paraná Educação para uma reunião virtual na próxima quinta-feira (13), às seis da tarde. O tema é a execução da ação coletiva que trata do piso mínimo do PREDUC. O assunto já está transitado e julgado e entrou na fase de execução individual. Para tanto, é necessário entregar documentação específica. Além disso, os profissionais do Departamento Jurídico do sindicato ainda vão esclarecer sobre custas, prazos e outras dúvidas.
ℹ️ Saiba mais: https://www.senge-pr.org.br/noticia/reuniao-virtual-do-parana-educacao-trata-de-acao-sobre-piso-minimo/
SABATINAS PLURAIS | O Plural.jor tem realizado Sabatinas com as candidaturas à Prefeitura de Curitiba. Já foram realizadas três entrevistas e muitas outras estão planejadas até o fim do mês. E o Senge-PR foi convidado para ser parceiro dessa iniciativa. A entidade tem enviado perguntas para todos os candidatos focando em planejamento, organização das cidades e problemas que podem ser resolvidos com conhecimento e seriedade.
Você pode acompanhar as conversas em www.youtube.com/@Pluraljorbr
ECONOMIA E EMPREGO | A Petrobras anunciou que aprovou o retorno das atividades operacionais da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (ANSA), subsidiária integral da companhia. A fábrica, localizada no Paraná, está hibernada desde 2020. A previsão é que a operação seja iniciada no segundo semestre de 2025”, diz o comunicado.
No Paraná, aconteceram muitos protestos contra o fechamento e a favor da reabertura da Fafen. Em 2021, por exemplo, a reabertura não foi possível, mesmo ela podendo ser útil na produção de oxigênio hospitalar em um momento grave de combate à Covid.
ℹ️ Saiba mais: https://www.senge-pr.org.br/noticia/petrobras-anuncia-reabertura-da-fafen-e-investimentos/
NEGOCIAÇÕES – Proposta do CREA-PR é rejeitada pela terceira vez. | Uma, duas, três vezes. A proposta de Acordo Coletivo do CREA-PR foi recusada pelos funcionários pela terceira vez consecutiva. Desta vez, a votação ocorreu pelo Sistema do Conselho e a rejeição foi superior aos números obtidos na segunda votação. Após a apuração, 315 votos foram computados. Destes, 256 votos foram contrários. Com a negativa, o Sindifisc-PR e o Senge-PR vão comunicar à Comissão de Negociação a respeito do processo e solicitar a continuidade das negociações.
ℹ️ Saiba mais: https://www.senge-pr.org.br/noticia/proposta-do-crea-pr-e-rejeitada-pela-terceira-vez/
COLETIVO DE MULHERES | O papel das mulheres na engenharia foi tema de uma live da Fisenge. O evento híbrido debateu temas como direitos, mercado de trabalho e formação. O encontro teve a participação da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, que falou sobre as políticas públicas do governo federal para a inclusão e permanência de meninas e mulheres na Ciência. Foi um dia de informações, cheio de troca de experiências, aprendizados e networking.
ATUALIZE SEU CADASTRO | Participe dos eventos do sindicato. Aproveite e atualize seus dados cadastrais com o Senge-PR. Acesse www.senge-pr.org.br/atualizacao-cadastral e forneça as informações para receber os e-mails do sindicato.