Boletim Profissional | Episódio 20

Reportagem especial sobre mulheres na Sanepar, live do Coletivo de Mulheres da Fisenge e assembleia do CREA-PR

NESTE EPISÓDIO, VOCÊ ESCUTA:

1️⃣  REPORTAGEM ESPECIAL | Elas são minoria na Sanepar. É o que mostra a pesquisa “Análise do emprego formal e da remuneração média dos trabalhadores da Sanepar (2006 a 2022). O levantamento foi feito pelo DIEESE do Paraná com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

2️⃣ FISENGE | Mulheres Engenheiras em Destaque. Esta é a chamada que a Fisenge faz para a palestra “Mulheres na Engenharia: Direitos, Mercado de Trabalho e Formação”. O encontro híbrido está marcado para o dia 6 de junho, quinta-feira, às 19h00.

3️⃣ NEGOCIAÇÕES | O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) e e Sindifisc convocam todos os profissionais representados pela entidade, associados ou não, empregados no CREA-PR, para a Assembleia Geral Extraordinária que ocorrerá no dia 04 de junho de 2024.

4️⃣ IVERSIDADE | O Comitê de Diversidade do Senge-PR, representado pelo seu diretor, engenheiro Verginio Luiz Stangherlin, participou da 6ª Edição da principal Conferência Brasileira para Líderes de Diversidade, Equidade e Inclusão  em Empresas de Grande Porte.

5️⃣  REGIONAL FOZ DO IGUAÇU | A Regional de Foz do Iguaçu do Senge-PR está com um novo horário de funcionamento. O horário de funcionamento é das 10h00 até às 16:00. Além do novo horário, a regional agora atende de segunda a sexta-feira.

6️⃣  ENTREVISTAS PLURAIS | O Plural.jor está realizando entrevistas com as candidaturas à Prefeitura de Curitiba. E o Senge-PR é parceiro dessa iniciativa. O sindicato divulga a “Carta à Democracia”.

📻 𝙊𝙐𝘾̧𝘼 𝙊 𝘽𝙊𝙇𝙀𝙏𝙄𝙈:

Boletim Profissional Episódio 20

RECEBA AS NOTÍCIAS DO SENGE-PR NO SEU WHATSAPP! Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR.

📊 No perfil da  empresa de saneamento e esgoto chama atenção a predominância de homens. Em 2022, na Sanepar, 79,1% eram do sexo masculino (5.086) e 20,9% do sexo feminino (1.345).

📈 Com relação a remuneração, outro dado desperta interesse. As mulheres passaram a receber mais do que os homens a partir de 2018. Neste trecho, o economista do DIEESE Sandro Silva explica o por quê.

🔗 Confira a reportagem especial “Renda média das mulheres supera a dos homens na Sanepar” no site do Senge-PR:  https://www.senge-pr.org.br/noticia/renda-media-das-mulheres-supera-a-dos-homens-na-sanepar/

FISENGE | Mulheres Engenheiras em Destaque. Esta é a chamada que a Fisenge faz para a palestra “Mulheres na Engenharia: Direitos, Mercado de Trabalho e Formação”. O encontro híbrido está marcado para o dia 6 de junho, quinta-feira, às 19h00. O encontro é organizado pelo Coletivo de Mulheres da Fisenge e do Senge-PE, que conta com patrocínio da Mútua, do Crea-PE e da Mútua-PE.

🌎 Inscreva-se aqui: https://bit.ly/4aLQpEt

NEGOCIAÇÕES | O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) e e Sindifisc convocam todos os profissionais representados pela entidade, associados ou não, empregados no CREA-PR, para a Assembleia Geral Extraordinária que ocorrerá no dia 04 de junho de 2024, às 19h00, via Zoom. Na pauta, a discussão e deliberação sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025, incluindo correção salarial, benefícios e outras cláusulas. Participe!

🔗 https://x.gd/4SVsQ

DIVERSIDADE | O Comitê de Diversidade do Senge-PR, representado pelo seu diretor, engenheiro Verginio Luiz Stangherlin, participou da 6ª Edição da principal Conferência Brasileira para Líderes de Diversidade, Equidade e Inclusão  em Empresas de Grande Porte. O evento, promovido pela Blueprintt, contou com empresas como Volkswagen, Renault e McDonald’s. Elas apresentaram suas políticas internas de diversidade e equidade, destacando ações concretas e resultados alcançados. A conferência é um fórum de aprendizado, compartilhamento de experiências e desenvolvimento de estratégias eficazes para superar os desafios cotidianos.

🔗 https://x.gd/K6AuR

REGIONAL FOZ DO IGUAÇU | A Regional de Foz do Iguaçu do Senge-PR está com um novo horário de funcionamento. O horário de funcionamento é das 10h00 até às 16:00. Além do novo horário, a regional agora atende de segunda a sexta-feira. A regional fica na Rua Almirante Barroso, 1293 – loja 9 – Centro. O telefone de contato é (45) 3031-2028.

ENTREVISTAS PLURAIS | O Plural.jor está realizando entrevistas com as candidaturas à Prefeitura de Curitiba. E o Senge-PR é parceiro dessa iniciativa. O sindicato divulga a “Carta à Democracia”. O texto diz que nestas próximas eleições municipais, mais do que “promessas”, a classe da engenharia, agronomia e geociências espera compromisso das candidaturas aos legislativos municipais e executivo. Que as campanhas abandonem causas ou assuntos que focam apenas em polêmicas, que se abstenham de divulgar fake news, que evitem sensacionalismo ou disputas de quem é “menos pior”.

🔗 Confira a carta no site: https://www.senge-pr.org.br/noticia/carta-a-democracia-eleitoral/

ATUALIZE SEU CADASTRO | Participe dos eventos do sindicato. Aproveite e atualize seus dados cadastrais com o Senge-PR. Acesse www.senge-pr.org.br/atualizacao-cadastral e forneça as informações para receber os e-mails do sindicato.