BOLETIM PROFISSIONAL | Episódio 18

Negociações, jurídico e coletivos movimentam o sindicato

NESTE EPISÓDIO VOCÊ ESCUTA:

1️⃣ NEGOCIAÇÕES | Após uma campanha iniciada em agosto de 2023 com a formação da pauta, os profissionais de engenharia representados pelo Senge-PR aprovaram a proposta de acordo coletivo apresentada pela Sanepar.

2️⃣ JURÍDICO | O Senge-PR entrou com uma Ação Coletiva contra a Itaipu Binacional. A petição inicial foi protocolada no começo de maio na 02ª Vara do Trabalho de Foz do Iguaçu.

3️⃣  COPEL | O Senge-PR teve uma audiência de instrução relativa ao PDV da empresa. Não houve acordo e foi designada nova audiência de instrução para 09 de julho.

4️⃣ DIVERSIDADE | Na semana passada foi comemorado o Dia Internacional de Combate à Homofobia. E o coordenador do Comitê Diversidade do Senge-PR, Verginio Stangherlin tem um recado para você.

5️⃣  ESTATUTÁRIOS | Um dia de protestos. Servidores do Poder Executivo do Estado do Paraná se reuniram no Centro Cívico de Curitiba para lutar pela reposição inflacionária de seus salários, defasada desde 2017.

6️⃣ SENGE JOVEM | A Coordenação Estadual do Programa Senge Jovem se reuniu para um diálogo de alinhamento das ações que serão desenvolvidas pelo programa no segundo semestre de 2024.

7️⃣ CINE ENGENHARIA |  Nesta sessão vamos falar sobre o filme “A Lista de Schindler”, explorando sua conexão com o ODS “Paz, Justiça e Instituições Efcazes”.

8️⃣ ATUALIZE SEU CADASTRO | Participe dos eventos do sindicato. Aproveite e atualize seus dados cadastrais com o Senge-PR. Acesse www.senge-pr.org.br/atualizacao-cadastral e forneça as informações para receber os e-mails do sindicato.

📻 𝙊𝙐𝘾̧𝘼 𝙊 𝘽𝙊𝙇𝙀𝙏𝙄𝙈:

RECEBA AS NOTÍCIAS DO SENGE-PR NO SEU WHATSAPP! Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR.

NEGOCIAÇÕES | Após uma campanha iniciada em agosto de 2023 com a formação da pauta, os profissionais de engenharia representados pelo Senge-PR aprovaram a proposta de acordo coletivo apresentada pela Sanepar. A proposta complementar, após duas outras recusadas, foi aprovada por quase 78% dos profissionais que participaram da votação virtual. Com grande registro de votos, a decisão foi encaminhada por ofício à Comissão de Negociação da empresa. Há expectativa de que o reajuste seja aplicado ainda neste mês, sendo cogitado uma folha suplementar.

ℹ️ https://www.senge-pr.org.br/noticia/em-grande-votacao-engenheiros-aprovam-act-da-sanepar-por-dois-anos/

JURÍDICO | O Senge-PR entrou com uma Ação Coletiva contra a Itaipu Binacional. A petição inicial foi protocolada (0000496-24.2024.5.09.0095) no começo de maio na 02ª Vara do Trabalho de Foz do Iguaçu. A ação questiona o descumprimento da jornada de trabalho dos profissionais da engenharia. A entidade ainda solicita indenização referente ao intervalo não concedido ao longo do período imprescrito. O questionamento já tem precedentes em ação promovida pelo Sinefi.

ℹ️  https://www.senge-pr.org.br/noticia/sem-descanso-senge-pr-move-acao-contra-itaipu-binaciona/

COPEL | O Senge-PR teve uma audiência de instrução relativa ao PDV da empresa. Não houve acordo e foi designada nova audiência de instrução para 09 de julho. De importante, somente o teor de uma manifestação da Copel, realizada minutos antes da audiência. Confira relato do nosso presidente Leandro Grassmann.

ESTATUTÁRIOS | Um dia de protestos. Servidores do Poder Executivo do Estado do Paraná se reuniram no Centro Cívico de Curitiba para lutar pela reposição inflacionária de seus salários, defasada desde 2017. A manifestação, organizada pelo Fórum das Entidades Sociais (FES), contou com a presença de diversos sindicatos e associações representativas das categorias afetadas. Em audiência no STF, o Governo do Paraná se recusou a pagar o reajuste referente ao ano de 2017.

ℹ️  https://www.senge-pr.org.br/noticia/estatutarios-de-todo-parana-reivindicam-data-base/

SENGE JOVEM | A Coordenação Estadual do Programa Senge Jovem se reuniu para um diálogo de alinhamento das ações que serão desenvolvidas pelo programa no segundo semestre de 2024. O grupo, liderado pelo engenheiro agrônomo Tiago Luan Hachmann e com vice-coordenação do engenheiro civil Gabriel Heckler Piedade, recebe apoio e suporte da engenheira de alimentos Izabela Trzeciak. Se debateu o programa de mentoria e o prêmio “Jovens Talentos da Engenharia”.

ℹ️   https://www.senge-pr.org.br/noticia/coordenacao-estadual-do-senge-jovem-se-prepara-para-implementar-acoes-do-programa/

CINE ENGENHARIA |  Nesta sessão vamos falar sobre o filme “A Lista de Schindler”, explorando sua conexão com o ODS “Paz, Justiça e Instituições Efcazes”. Prepare-se para uma reflexão sobre o poder da empatia e a necessidade de agir em prol da justiça e da dignidade para todos.