Boletim Profissional | Episódio 17

A tragédia gaúcha, assembleia da Sanepar e vitória na Copel

NESTE EPISÓDIO, VOCÊ ESCUTA:

1️⃣  JURÍDICO | Saiu a primeira decisão judicial obrigando a Copel a incluir profissional que foi excluído do PDV da empresa. A ação trabalhista individual correu na 4ª Vara do Trabalho de Maringá, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região.

2️⃣ ASSEMBLEIA DA SANEPAR | A última assembleia geral extraordinária da Sanepar relativa ao Acordo Coletivo de Trabalho terminou empatada. Foram 77 votos favoráveis à aprovação da proposta complementar da empresa e 77 votos contrários. Em virtude disso, o Senge-PR tem o dever de convocar nova AGE para deliberar sobre o ACT. A nova deliberação acontece no dia 15 de maio, a partir das 14h00, no formato virtual.

3️⃣  TRAGÉDIA GAÚCHA | Uma tragédia, se não pode ser totalmente evitada, pode sim ter seus impactos diminuídos. Ou melhor, prevenidos e combatidos. E essa é uma discussão que podemos fazer, principalmente como profissionais da engenharia, agronomia e geociências, enquanto priorizamos os cuidados, o socorro e toda assistência possível às vítimas.

4️⃣ESTATUTÁRIOS | Após a audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília Walkiria Olegário Mazeto, integrante da coordenação do FES, resumiu a situação enfrentada pelos servidores públicos do Paraná na busca pelo reconhecimento e pagamento da dívida referente à data-base de 2017, ainda não aplicado.

5️⃣  OPINIÃO | O papel da engenharia cartográfica na construção da identidade nacional é indiscutível. É o que pensa nossa vice-presidenta, Agatha Branco, que atua no ramo. Segundo ela, através dos mapas, os engenheiros cartógrafos não só delimitam territórios, mas também contribuem para a cultura, identidade e símbolos de uma nação.

📻 𝙊𝙐𝘾̧𝘼 𝙊 𝘽𝙊𝙇𝙀𝙏𝙄𝙈:

Boletim Profissional Episódio 17

RECEBA AS NOTÍCIAS DO SENGE-PR NO SEU WHATSAPP! Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR.

JURÍDICO | Saiu a primeira decisão judicial obrigando a Copel a incluir profissional que foi excluído do PDV da empresa. A ação trabalhista individual correu na 4ª Vara do Trabalho de Maringá, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Na decisão, o magistrado garantiu o direito do profissional ser desligado no programa, conforme prometido pela gestão da companhia. Ainda condenou a empresa por danos morais devido a conduta abusiva com relação às promessas feitas para que o programa fosse aprovado.

ℹ️ SAIBA MAIS: https://www.senge-pr.org.br/noticia/urgente-funcionario-da-copel-ganha-acao-do-pdv/

ASSEMBLEIA DA SANEPAR | A última assembleia geral extraordinária da Sanepar relativa ao Acordo Coletivo de Trabalho terminou empatada. Foram 77 votos favoráveis à aprovação da proposta complementar da empresa e 77 votos contrários. Em virtude disso, o Senge-PR tem o dever de convocar nova AGE para deliberar sobre o ACT. A nova deliberação acontece no dia 15 de maio, a partir das 14h00, no formato virtual. A assembleia será realizada pelo aplicativo Zoom. O início da votação é a partir das 16 horas do mesmo dia. Os profissionais associados ao Senge-PR ou não, têm até às 14h00 do dia 17 de maio para registrarem sua posição.

ℹ️ PROGRAME-SE | https://www.senge-pr.org.br/cursoseventos/edital-de-convocacao-assembleia-geral-extraordinaria-act-sanepar/

O Senge-PR, por meio de sua diretoria, mais uma vez reforça sua solidariedade ao povo gaúcho e a todos os povos e comunidades impactadas agora, anteriormente, ou que vão vir a ser impactadas por desastres. A entidade coloca à disposição tanto o conhecimento técnico e esforços de sua diretoria, como está disponibilizando recursos financeiros para quem está ajudando neste momento e vai contribuir na reconstrução do Rio Grande do Sul.

ℹ️  https://www.senge-pr.org.br/noticia/tragedia-do-rio-grande-do-sul/

ESTATUTÁRIOS | Após a audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, na segunda-feira, 6 de maio, Walkiria Olegário Mazeto, Presidente do APP-Sindicato e integrante da coordenação do Fórum das Entidades Sindicais (FES), fez um resumo da situação enfrentada pelos servidores públicos do Paraná na busca pelo reconhecimento e pagamento da dívida referente à data-base de 2017, ainda não aplicado.

ℹ️ https://www.senge-pr.org.br/noticia/stf-governo-se-nega-a-fazer-acordo-para-pagar-data-base/

OPINIÃO | O papel da engenharia cartográfica na construção da identidade nacional é indiscutível. É o que pensa nossa vice-presidenta, Agatha Branco, que atua no ramo. Segundo ela, através dos mapas, os engenheiros cartógrafos não só delimitam territórios, mas também contribuem para a cultura, identidade e símbolos de uma nação. Historicamente, os mapas foram utilizados para demarcar fronteiras e reivindicar territórios, muitas vezes refletindo interesses políticos e econômicos. No entanto, também desempenham um papel simbólico poderoso na construção da identidade nacional, fornecendo uma representação visual do território e das características geográficas de um país.

ℹ️ CONFIRA A OPINIÃO: https://www.senge-pr.org.br/noticia/engenharia-cartografica-para-alem-do-mapeamento-de-identidades-e-fronteiras/