Boletim Profissional | Episódio 16

Assembleia na Sanepar, CREA e decisão judicial na Copel estão entre os destaques deste programa

NESTE EPISÓDIO, VOCÊ ESCUTA:

1️⃣  NEGOCIAÇÕES | Nesta terça-feira, 7,  acontecem duas assembleias no Senge-PR. A primeira delas aprecia o complemento da proposta da Sanepar relativo ao Acordo Coletivo de Trabalho. A AGE tem início às 14 horas via aplicativo Zoom. Já à noite, às 19 horas, é a vez dos profissionais empregados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, o CREA, discutir os encaminhamentos do Acordo Coletivo de Trabalho.

2️⃣ DIVERSIDADE | O Comitê de Diversidade e Inclusão do Senge-PR reuniu-se com representantes do Grupo Dignidade. O encontro teve como principal objetivo fortalecer a parceria entre as duas entidades.

3️⃣ GIRO DAS REGIONAIS | O diretor-regional de Londrina, Eng.º Eletricista Marco Antonio Ferreira Finocchio, recebeu a visita do deputado estadual Professor Lemos, representando o Diretor Geral da Regional, Eng.º Agr.º Paulo Guilherme Ferreira Ribeiro.

4️⃣ELEIÇÕES SUPLEMENTARES | Termina nesta terça-feira, 7 de maio, o prazo para inscrições para filiados interessados em concorrer às seguintes vagas:

– Diretoria Colegiada do Sindicato, no Conselho Fiscal, cargo de suplente, e na Regional de Londrina. 

5️⃣ RESUMO DA OBRA | A obra “A Morte da Verdade”, escrita pela renomada jornalista americana Michiko Kakutani, oferece uma análise profunda e preocupante sobre o estado atual da sociedade.

6️⃣ JURÍDICO | Por essa a alta cúpula da Copel não esperava. Em ação coletiva que o Senge-PR entrou em agosto de 2023, o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região decidiu impedir que a empresa possa ignorar o último Acordo Coletivo de Trabalho. 

7️⃣ BRASIL | A Reforma Tributária entregue ao Congresso Nacional não trata apenas da reorganização de impostos federais e redução de alíquotas. Ela traz também incentivos para a geração de empregos e rendas. 

8️⃣ ENGENHARIA SOLIDÁRIA – TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL | É importante colocar os profissionais da engenharia à disposição para emissão de laudos. Também para ajudar na avaliação da extensão dos danos e no planejamento de reconstrução das cidades no Rio Grande do Sul. 

📻 𝙊𝙐𝘾̧𝘼 𝙊 𝘽𝙊𝙇𝙀𝙏𝙄𝙈: 

Boletim Profissional Episódio 16

RECEBA AS NOTÍCIAS DO SENGE-PR NO SEU WHATSAPP! Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR.

NEGOCIAÇÕES | Nesta terça-feira, 7,  acontecem duas assembleias no Senge-PR. A primeira delas aprecia o complemento da proposta da Sanepar relativo ao Acordo Coletivo de Trabalho. A AGE tem início às 14 horas via aplicativo Zoom. Já à noite, às 19 horas, é a vez dos profissionais empregados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, o CREA, discutir os encaminhamentos do Acordo Coletivo de Trabalho. A repercussão das duas assembleias você encontra no site do Senge-PR.

VEJA OS EVENTOS: https://www.senge-pr.org.br/cursos-e-eventos/

DIVERSIDADE | O Comitê de Diversidade e Inclusão do Senge-PR reuniu-se com representantes do Grupo Dignidade. O encontro teve como principal objetivo fortalecer a parceria entre as duas entidades e discutir estratégias para promover a igualdade e a inclusão nos ambientes de trabalho, inclusive em relação ao futuro lançamento do Selo de Diversidade, iniciativa promovida pelo sindicato.

SAIBA MAIS: https://www.senge-pr.org.br/noticia/comite-diversidade-e-grupo-dignidade-discutem-criacao-de-selo/

GIRO DAS REGIONAIS | O diretor-regional de Londrina, Eng.º Eletricista Marco Antonio Ferreira Finocchio, recebeu a visita do deputado estadual Professor Lemos, representando o Diretor Geral da Regional, Eng.º Agr.º Paulo Guilherme Ferreira Ribeiro. No encontro, Marco Antônio agradeceu o apoio que o parlamentar tem dado às causas da engenharia na Assembleia Legislativa do Paraná. Assuntos como Copel, engenharia agronômica, produção de alimentos, carreira dos estatutários estão sempre presentes na pauta de Lemos, com a realização de debates, audiências públicas e muito mais.

ELEIÇÕES SUPLEMENTARES | Termina nesta terça-feira, 7 de maio, o prazo para inscrições para filiados interessados em concorrer às seguintes vagas: – Diretoria Colegiada do Sindicato, no Conselho Fiscal, cargo de suplente, e na Regional de Londrina. 

Para se candidatar, além de ser sócio do Senge-PR no mínimo há 4 meses antes das eleições (ou seja, 27/01/2024), o interessado ou interessada precisa estar com a mensalidade/anuidade em dia até o registro da candidatura e não ter pendências estatutárias com o Senge.

SAIBA MAIS: https://www.senge-pr.org.br/noticia/senge-pr-abre-inscricoes-para-eleicao-de-vagas-suplementares/ 

RESUMO DA OBRA | A obra “A Morte da Verdade”, escrita pela renomada jornalista americana Michiko Kakutani, oferece uma análise profunda e preocupante sobre o estado atual da sociedade, especialmente nos Estados Unidos, durante a administração do ex-presidente Trump. Com sua vasta experiência de quatro décadas na profissão, Kakutani apresenta uma narrativa clara e embasada em dados de pesquisa, abordando questões essenciais que permeiam a era da desinformação e da pós-verdade. Esse é o Resumo da Obra escrito pelo engenheiro Orlando Lisboa. 

CONFIRA A RESENHA NO SITE: https://x.gd/plfYF

JURÍDICO | Por essa a alta cúpula da Copel não esperava. Em ação coletiva que o Senge-PR entrou em agosto de 2023, o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região decidiu impedir que a empresa possa ignorar o último Acordo Coletivo de Trabalho. Principalmente quando o assunto são decisões relativas ao Programa de Demissão Voluntária, ao patrocínio da Fundação Copel e à garantia da manutenção dos empregos. A decisão ganha importância diante da possibilidade de que “a nova Copel” queira firmar acordos que tragam prejuízos para os copelianos. Ela foi publicada no dia 29 de abril.

SAIBA MAIS: https://www.senge-pr.org.br/noticia/decisao-judicial-sobre-pdv-estabilidade-e-fundacao-cai-como-uma-bomba-na-copel/

BRASIL | A Reforma Tributária entregue ao Congresso Nacional não trata apenas da reorganização de impostos federais e redução de alíquotas. Ela traz também incentivos para a geração de empregos e rendas. Um desses incentivos trata do regime automotivo, grande impulsionador do desenvolvimento nacional. A ideia é ofertar crédito presumido da CBS, nos termos da Lei Complementar, com foco na produção de veículos elétricos ou híbridos. 

SAIBA MAIS: https://www.senge-pr.org.br/noticia/reforma-tributaria-traz-mais-incentivos-para-engenharia-automotiva/

ENGENHARIA SOLIDÁRIA – TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL | É importante colocar os profissionais da engenharia à disposição para emissão de laudos. Também para ajudar na avaliação da extensão dos danos e no planejamento de reconstrução das cidades no Rio Grande do Sul. A solidariedade e o papel do Estado são fundamentais nesse momento de calamidade pública.

📍 A Fisenge orienta doações à Associação Nacional dos Atingidos por Barragens pelo PIX: 73.316.457/0001-83

SE INFORME: https://www.instagram.com/p/C6oLTCHAtSh/?igsh=dm8zb3I2NXpvZmxp

Voltar a Notícias