A acadêmica de Engenharia Florestal da UFPR Milena Silva foi premiada com o terceiro lugar na competição XVII Junior Forest Contest, realizado em dezembro de 2020. O trabalho apresentado tinha como título: “A new approach for monitoring forest inventories in Brazilian Amazon rainforests under forest concession” e foi orientado pela professora Ana Paula Dalla Corte, do Departamento de Ciências Florestais, Setor de Ciências Agrárias. Como parte de sua premiação, Milena recebeu pelo correio um Tab A da Samsung e um certificado oficial do evento.
A Junior Forest Contest é uma competição internacional entre estudantes de engenharia florestal e acontece na Rússia. A última edição ocorreu de forma remota em função da pandemia. Em anos anteriores a UFPR já havia enviado representantes.
A pesquisa de Milena Silva foi desenvolvida durante uma iniciação científica, na graduação. Foram testados diferentes métodos de amostragem para obter informações acuradas sobre a floresta e seus recursos em uma área da floresta amazônica, através de um inventário florestal. Conforme explica a professora Ana Corte, “buscamos, dentre os cenários analisados, encontrar uma configuração de amostragem que promovesse bons resultados estatísticos aliados a um bom custo benefício e facilidade na operação”.
Dessa forma, a relevância do trabalho se encontra em promover uma solução para o conhecimento dos recursos florestais em áreas da floresta amazônica buscando facilitar e tornar ainda mais viável a operação de mensuração. “O resultado pode embasar até mesmo futuras decisões governamentais sobre o gerenciamento e monitoramento dos recursos naturais na floresta amazônica”, finaliza a professora.
Texto: Simone Meirelles
Fonte: UFPR