Mulheres que ousam LUTAR, constroem o PODER POPULAR!
É com muita alegria que anunciamos a abertura das inscrições para a quarta turma do curso Promotoras Legais Populares de Curitiba e Região Metropolitana. O curso começa no dia 18 de maio, com 60 vagas voltadas especialmente para mulheres organizadas no meio popular, nos sindicatos e em movimentos sociais.
O projeto teve inicio em Curitiba a partir da articulação de estudantes, militantes, sindicalistas, e tem como objetivo central a formação sobre o feminismo e os direitos das mulheres, para o fortalecimento das lutas nos diversos espaços de atuação. Surgiu da necessidade de enfrentar as situações de violência, exploração, discriminação e desigualdade sofridas pelas mulheres.
As Promotoras Legais Populares já existem em outros países da América Latina e em diversos estados e cidades do Brasil e, em Curitiba, o curso é realizado pela terceira vez. A proposta motora deste projeto são os cursos. Seu objetivo é contribuir para a igualdade de direitos e o exercício da cidadania das mulheres, possibilitando maior conhecimento sobre os direitos das mulheres e os mecanismos de sua efetivação, as lutas feministas, as leis que garantem direitos a mulher, especialmente sobre a “Lei Maria da Penha”.
A proposta busca oferecer às mulheres condições para superar as situações de discriminação e desigualdade vividas no cotidiano, formando-as para reconhecerem a ocorrência de violações e se empoderarem para enfrentar esses problemas. É um projeto que traz no seu bojo traços dos ideais de justiça, democracia e dignidade, a defesa dos direitos humanos e a construção de relações igualitárias e justas. Tem possibilitado a criação de novos espaços de união e articulação que abrem caminhos e rompem barreiras contra a discriminação e a opressão. As Promotoras Legais Populares são aquelas que podem orientar, dar um conselho e promover a função instrumental do direito na vida do dia a dia das mulheres.
Cada encontro do curso contará com facilitadoras de movimentos feministas e populares, profissionais da área do direito, da saúde, da comunicação, assistentes sociais, etc.
Quem pode participar?
O curso é organizado apenas por mulheres e para mulheres do meio popular, trabalhadoras, de movimentos e organizações sociais e sindicais e de comunidades tradicionais, de qualquer idade. Não há qualquer tipo de custo.
Como se inscrever?
Acesse aqui a ficha de inscrição e a entregue devidamente preenchida para uma das coordenadoras do projeto, ou envie para o e-mail plpscuritiba@gmail.com ou leve na Secretaria do Núcleo de Prática Jurídica da UFPR (NPJ) no prédio histórico da praça Santos Andrade.
As inscrições vão até dia 1º de maio.
Vagas
São apenas 60 vagas. Por conta dessa limitação, as vagas serão prioritariamente destinadas a mulheres organizadas no meio popular, nos sindicatos e em movimentos sociais, público-alvo do projeto. A seleção se dará com base nos dados fornecidos na ficha de inscrição. Entraremos em contato com as selecionadas até dia 06 de maio.
Ressaltamos a todas as interessadas a importância do comprometimento com o projeto. Se você é selecionada e deixa de comparecer, está vaga poderia ser destinada a outra mulher que pode ter muita vontade e disponibilidade para participar.
Quando?
Os encontros são semanais e acontecem todas as segundas-feiras das 18h30 às 21h.
Serão 22 encontros de 18 de maio a 26 de outubro.
Onde?
No prédio Histórico da UFPR na praça Santos Andrade – sala 201 da psicologia
Cronograma
Mulher, História e Ideologia.
1. 18/05 – Apresentação do projeto
2. 25/05 – Educação popular feminista
3. 01/06 – A construção dos papéis sociais da mulher e do homem na sociedade
4. 08/06 – O sistema capitalista e a divisão sexual do trabalho
5. 15/06 – A história do movimento feminista no Brasil e América Latina
6. 22/06 – Mulher, mídia e representação cultural
Para Entender a Sociedade
7. 29/06 – Relações raciais
8. 06/07 – A mulher negra
9. 13/07 – Políticas para mulheres e mulheres na política
10. 20/07- Laicidade do Estado e religião
Para Entender o Direito
11. 27/07 – Os direitos da mulher trabalhadora
12. 03/08 – Direito à cidade e à moradia digna
13. 10/08 – Direito à alimentação adequada e soberania alimentar: as mulheres e a agroecologia
14. 17/08 – Direito das famílias, da criança e do adolescente
15. 24/08 – Mulher, polícia e prisão
Para combater a violência contra a Mulher
16. 31/08 – Para entender a violência contra a mulher
17. 14/09 – Uma conquista das mulheres: a Lei Maria da Penha e os desafios de sua aplicação
Saúde e Sexualidade
18. 21/09 – Saúde da mulher
19. 28/09 – Sexualidade e reapropriação do corpo pela mulher
20. 05/10 – Direitos reprodutivos e autonomia sobre o próprio corpo
21. 19/10 – Diversidade sexual
22. 26/10 – Avaliação do curso
Mais informações:
http://plpscuritiba.wordpress.com/ ou https://www.facebook.com/plpscuritiba