No próximo dia 24 de novembro, sexta-feira, o Senge-PR realiza um encontro do Coletivo Estadual de Mulheres do sindicato. A atividade tem como objetivo principal consolidar o funcionamento do Coletivo, a partir de um momento de formação e também do planejamento de ações para o próximo ano.
“Nosso objetivo é reunir as engenheiras e buscar avançar juntas na construção do Coletivo, a partir de reflexões sobre nosso papel na sociedade. Dessa forma, nos fortalecemos umas às outras, o nosso sindicato, e também a nossa atuação profissional”, explica Mary Stela Bischof, engenheira agrônoma, integrante da direção estadual do Senge-PR e do Coletivo de Mulheres da Federação dos Sindicatos de Engenheiros (Fisenge).
A programação do encontro está prevista para ocorrer entre 13:30 e 17h30, na sede do Sindicato. Para contribuir com o debate formativo, estará presente a advogada e professora Paula Cozero, pesquisadora acerca das questões de gênero e uma das fundadoras do Curso Promotoras Legais Populares de Curitiba (PLPs).
O encontro é voltado principalmente às diretoras do Senge e coordenadoras do Senge Jovem do Paraná, mas também é aberto a engenheiras que estejam interessadas em participar do Sindicato e do Coletivo.
Brasil afora
Engenheiras, sindicalistas e unidas. Esta combinação tem se fortalecido a cada ano em âmbito nacional desde 2005, a partir do Coletivo de Mulheres da Fisenge. Atualmente, os 11 sindicatos que integram a Federação têm ações organizadas pelas mulheres dirigentes.
A atuação do Coletivo, que se espalha pelos estados, é buscar a superação do machismo nos locais de trabalho, no âmbito familiar e nas estruturas dos sindicatos. Por muito tempo, as engenharias foram ocupadas majoritariamente por homens. O cenário mudou profundamente, mas as mulheres continuam a enfrentar discriminação no exercício da profissão. É neste contexto que engenheiras atuante nos sindicatos promovem ações de formação, organizam debates, produzem materiais informativos.
Confira a programação
13h30 – Acolhida e apresentações
14h – Palestra “Mulheres na sociedade”, com Paula Cozero
14h30 – Debate aberto
15h30 – Intervalo
15h45 – Consolidação do Coletivo de Mulheres do Senge-PR: desafios, potencialidades, prioridades e organização das ações a curto e médio prazo
17h – Definição de calendário para 2018 e avaliação do encontro
17h30 – Encerramento