Senge questiona Copel sobre denúncias de coação a engenheiros para ligarem para clientes

23.OUT.2017

O Senge recebeu denúncia de que engenheiros da Copel foram “convocados” para ligarem a clientes da estatal pedindo adesão à fatura digital. Embora defenda projetos que promovam a redução de gastos, o Senge repudia, no entanto, qualquer ação que promova coação ou cause desconforto aos seus representados.

A medida da empresa, segundo os profissionais que procuraram o Senge, se dá de forma impositiva. Os engenheiros e demais trabalhadores da estatal que foram “escolhidos” não podem se opor à tarefa. Diante disso, o Senge enviou nesta segunda-feira (23) ofício à empresa questionando a ação e cobrando explicações sobre a “força tarefa”.

Informe da Copel enviado aos engenheiros
Informe da empresa sobre a "força tarefa"
Informe da empresa sobre a “força tarefa”

Pela arte enviada aos trabalhadores com informes de como proceder nas ligações e com demais orientações, a Copel aponta que a “força tarefa” será composta por dois mil funcionários. No entanto, não há menção dos critérios de escolha.

No documento encaminhado por e-mail à estatal, o Sindicato aponta que há relatos de “coação dos gestores” para que os engenheiros façam a tarefa, que consiste em entrar em contato com até 30 clientes pedindo para eles passem a receber as faturas via digital.

Em ofício, o Senge aponta que a atividade imposta aos engenheiros “não é inerente às atividades” dos profissionais, além disso, a entidade também defende que “nenhum profissional pode ser obrigado a realizar atividades distintas daquelas que constam em seu contrato de trabalho” ou ainda que os “coloquem em situação constrangedora, vexatória e/ou que causem desconforto”.

Se você é engenheiro, recebeu o “convite” da empresa e se sente desconfortável com a proposta da estatal entre em contato com o Senge aqui pelo Whatsapp (caso ainda não tenha, Add o Senge aí – 41-99162-2398). O Senge prima pela sua segurança e sobretudo pelo sigilo de sua identidade.