Reunião do Senge com Sanepar abre negociações do acordo coletivo dos engenheiros

31.MAR.2017

O Senge e demais sindicatos que representam os trabalhadores da Sanepar participaram nesta sexta-feira (31) de reunião de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/18. Este foi o primeiro debate da campanha salarial com sinalização de proposta em alguns itens da pauta de reivindicações por parte da Sanepar.

Apresentação da proposta pela Sanepar foi dividida em três etapas com os sindicatos nesta sexta-feira (31). A formalização será ao final da tarde, após a última reunião

Esta é uma fase em que temos que reafirmar as reivindicações e junto com as assessorias econômica e jurídica defender os pleitos dos engenheiros para construir uma proposta vantajosa. Vamos avaliar o que a empresa apresenta e buscaremos avançar nas negociações cada vez mais”, afirma a diretora do Senge, Angela Doubek.

A proposta inicial, que será debatida pelo Senge e entidades sindicais na próxima semana, a empresa apresentou reajuste salarial pelo INPC de março, fechado em 4,69%. O percentual, segundo o diretor administrativo da Sanepar, Luciano Valério Bello Machado, também incide sobre o vale-alimentação e o auxílio-creche.

Nos demais itens econômicos não há ainda proposta para reajuste, mas apenas a manutenção de pagamento no próximo acordo. A apresentação dos itens por parte da empresa será formalizada em documento apenas ao final da tarde desta sexta-feira, após a realização dos debates com todos os sindicatos. A empresa dividiu a reunião de negociação em três equipes de sindicatos. Nesta tarde, outras entidades ouvirão as sugestões da Sanepar para o ACT.

Sindicatos se reunião no início da próxima semana para definir continuidade das negociações do ACT

Os sindicatos se reunirão já no início da próxima semana para avaliar os itens apresentados pela Sanepar e definir uma contraproposta que de fato contemple as reivindicações e anseios dos trabalhadores. O objetivo é unificar as entidades para pressionar as negociações e avançar em uma proposta melhor para os engenheiros e demais categorias.