Sindicatos pedem à Copel antecipação de termo de rescisão

Entidades reforçam necessidade de que homologação seja no dia 28

Foto: Manoel Ramires

A Copel tem encaminhado e-mail aos profissionais que tiveram pedido homologado no PDV. O encerramento das atividades está previsto para o dia 14 de agosto e no próximo dia 28 de agosto está agendado uma grande etapa para assinar a homologação. O comunicado reafirma os prazos estabelecidos e propõe que, “na impossibilidade de comparecimento”, é possível indicar um representante “mediante procuração”. Os sindicatos, por sua vez, solicitam o envio antecipado do TRCT (Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho). As entidades devem se reunir nesta semana para debater o tema.

Na avaliação dos sindicatos, é fundamental o envio antecipado do TRCT a fim de prever possíveis inconsistências financeiras no termo de homologação a ser assinado. “O entendimento é de que pode não haver tempo hábil para homologar. E há grande chance de passar eventual erro de cálculo, Com a antecipação do documento ainda é possível tornar o processo mais celere”, se preocupam.

Outro ponto que os coletivos sindicais reforçam é a necessidade do evento ocorrer de forma coletiva, conforme a data prevista para 28 de agosto. A opção de “reagemendamento da homologação que ocorrerá até o final da primeira quinzena de setembro” deve ser exceção. De acordo com a Copel, 1078 profissionais serão desligados neste momento.

Cronograma atualizado de desligamento

SAIBA MAIS SOBRE O CRONOGRAMA

O  cronograma apresentado prevê que os pagamentos devem ser feitos até 23 de agosto. A expectativa é de que as homologações ocorram após a assinatura da empresa e das entidades sindicais.

A proposta é que este trabalho seja feito em seis cidades e em grupos. São Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. Os grupos devem ser pequenos e por sindicato. Há exceções como para trabalhadores de fora do estado. Neste caso, a rescisão ocorre virtualmente.

“A gente precisa priorizar isso dentro do prazo, ou seja, antes de setembro”, diz a empresa. Para os engenheiros, a proposta é a assinatura de todos os acordos de rescisão em 28 de agosto, de forma presencial. O sindicato dará suporte na sede e nas seguintes regionais:

• Curitiba (86 profissionais)
  • Londrina (4 profissionais)
  • Maringá (7 profissionais)
  • Ponta Grossa (12 profissionais)
  • Cascavel (8 profissionais).