Senge Apoia pedido de Transparência na Ampliação da Usina e Fechamento do Museu Regional

Requerimento do deputado estadual Goura Nataraj (PDT) solicita informações às autoridades competentes sobre o tema.

03.JUL.2024

O Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR) manifesta apoio ao requerimento do deputado estadual Goura Nataraj (PDT), que solicita informações detalhadas ao Sr. José Luiz Scroccaro, Diretor Presidente do Instituto Água e Terra (IAT), sobre a ampliação da Usina Hidrelétrica (UHE) Governador Ney Braga e o fechamento do Museu Regional do Iguaçu. A solicitação reflete a preocupação com os impactos socioambientais e culturais decorrentes dessas ações.

O requerimento foi protocolado na última segunda-feira (01/07) na Assembleia Legislativa do Paraná, solicitando esclarecimentos sobre a ampliação da UHE Governador Ney Braga e o futuro do Museu Regional do Iguaçu. O museu, uma medida compensatória da Companhia Paranaense de Energia (COPEL), desempenha um papel estratégico na preservação da memória cultural e ambiental da região impactada pela usina.

Diante deste cenário, o Senge-PR, comprometido com a defesa dos direitos e interesses dos engenheiros e da sociedade paranaense, apoia integralmente o pedido de informações apresentado pelo deputado. O sindicato acredita que a transparência e o diálogo são fundamentais para garantir a sustentabilidade socioambiental e a preservação do patrimônio cultural do Paraná.

O presidente do Senge-PR, Engenheiro Leandro José Grassmann, reforça a posição do sindicato: “É imprescindível que qualquer projeto de ampliação de infraestrutura, especialmente em áreas ambientalmente sensíveis como a Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu, seja conduzido com total transparência e responsabilidade. O fechamento do Museu Regional do Iguaçu é motivo de grande preocupação. Precisamos garantir que as medidas compensatórias sejam mantidas e que o acervo cultural e histórico seja preservado. O Senge-PR está ao lado da comunidade e das entidades de preservação na defesa desses valores”, defendeu.

A Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu, a maior do Paraná, é essencial para mais de 4,5 milhões de pessoas, representando quase metade da população do estado. Ela não só fornece água para consumo, agricultura, pesca e recreação, mas também é uma fonte significativa de energia hidrelétrica. A saúde desta bacia é vital para a qualidade de vida das populações locais e para a sustentabilidade ambiental da região.

O requerimento destaca diversas questões relacionadas ao tema, incluindo a solicitação de informações sobre procedimentos abertos e licenças ambientais concedidas à UHE Gov. Ney Braga, o questionamento sobre a legalidade da extinção das medidas compensatórias, como o Museu Regional do Iguaçu, e a solicitação de alternativas por parte da COPEL. Além disso, solicita medidas para garantir a preservação e segurança do acervo do museu caso ele seja fechado. O Senge-PR continuará monitorando a situação junto ao Mandato do deputado Goura e trabalhando em conjunto com as autoridades competentes para assegurar que as preocupações da comunidade e das entidades de preservação sejam devidamente consideradas. A defesa da transparência, da sustentabilidade socioambiental e da preservação cultural permanece como pilares fundamentais da atuação do sindicato.

Para mais informações e atualizações sobre este e outros temas de interesse, acompanhe as notícias e comunicados oficiais do Senge-PR em nosso site e redes sociais.