Senge-PR e Grupo Dignidade Lançam Selo “Empresa Amiga da Diversidade” na Próxima Segunda-feira

Proposta tem apoio da Promotoria do Trabalho do Ministério Público

21.JUN.2024

Na vanguarda da inclusão e diversidade, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), por meio do Comitê Diversidade, e o Grupo Dignidade uniram forças para criar uma iniciativa estratégica rumo a garantia de direitos: o programa “Emprega Mais LGBTI+” e o selo “Empresa Amiga da Diversidade”. Este selo é uma certificação que destaca o desempenho das empresas no programa e está pautado nas boas práticas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 10, que busca reduzir as desigualdades até 2030.

O lançamento do programa acontecerá durante um coffee break com a participação de empresas de diversos setores. Esse encontro será uma oportunidade para apresentar o programa e destacar as vantagens de adotar políticas inclusivas no ambiente de trabalho. Com apoio da Promotoria do Trabalho do Ministério Público, a ação é um passo importante na promoção da diversidade e inclusão no mercado de trabalho.

O programa “Emprega Mais LGBTI+” é estruturado em duas etapas: a implementação e auxílio para adequação do programa nas empresas participantes e, após um ano de execução, a certificação com o selo “Empresa Amiga da Diversidade”. As categorias ouro, prata e bronze do selo certificam o comprometimento e as ações efetivas das empresas na inclusão da população LGBTQIA+. Além disso, as empresas receberão formações específicas e suporte para preparar suas equipes, visando compreender e respeitar as diferenças e evitar práticas discriminatórias.

Uma Resposta ao Contexto de Desigualdade:

A criação deste programa é uma resposta aos alarmantes índices de desemprego e baixa taxa de retenção de talentos LGBTQIA+, exacerbados pela pandemia da Covid-19. Uma pesquisa realizada pela plataforma #VoteLGBT e a Box1824 revela que seis em cada 10 pessoas LGBTQIA+  sofreram redução de renda ou perderam seus empregos durante a pandemia. A taxa de desemprego na comunidade LGBTQIA+ é de 17,15% e, 41,53% dessa população enfrenta insegurança alimentar.

O ambiente de trabalho também reflete essas desigualdades. De acordo com o Center for Talent Innovation, 61% dos funcionários gays e lésbicas escondem sua sexualidade de gestores e colegas por medo de retaliações. Mais de um terço das empresas brasileiras não contratariam pessoas LGBTQIA+ para cargos de chefia, e 41% dessa população já sofreu discriminação no trabalho devido à sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Uma Iniciativa de Impacto

Diante deste cenário, o programa “Emprega Mais LGBTI” surge como uma iniciativa de grande relevância. Com abrangência estadual e adesão gratuita, o programa visa transformar o mercado de trabalho no Paraná, promovendo a inclusão e igualdade de oportunidades para a comunidade LGBTQIA+.

Empresas interessadas em participar do programa podem entrar em contato pelo número (41) 9615-5716 para falar com a equipe responsável pela ação. A adesão e a obtenção do selo “Empresa Amiga da Diversidade” representam um compromisso concreto com a diversidade e inclusão, posicionando as empresas como líderes em responsabilidade social e inovação.