Boletim Profissional Episódio 22

Negociações e ações judicais no Paraná Educação estão em destaque

NESTE EPISÓDIO, VOCÊ ESCUTA:

1️⃣  BOM DEMAIS, SÔ! | 🌽 VOCÊ, filiado ou filiada ao Senge-PR, tá mais que convidado pro nosso arraiá junino! Estamos preparando um espaço arretado de bão, com comidas típicas deliciosas, muito quentão e muito mais.

2️⃣  JURÍDICO | Uma boa notícia para os profissionais de engenharia do Paraná Educação. Após cumprir todas etapas processuais, a ação do Salário Mínimo Profissional entrou na fase de execução individual.

3️⃣ NEGOCIAÇÕES | O Senge-PR comunica que o reajuste dos profissionais de engenharia do PREDUC está pronto para ser aplicado. Atrasado desde janeiro de 2023, o sindicato recebeu a minuta de acordo encaminhada pela entidade e já assinou.

4️⃣ SINDICALISMO | Um auditório cheio composto por sindicatos, centrais e federações de trabalhadores e patronais. Entidades convocadas pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) para discutir a nota técnica da Conalis (Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical) que trata do financiamento da luta sindical.

5️⃣  COLETIVO DE MULHERES | Acontece, neste dia 18 de junho, a celebração do prêmio Enedina Alves Marques. O evento acontece no espaço da Connect Week e terá entre as homenageadas a diretora do Senge-PR, Mary Stela Bischof.

6️⃣ URSOS E EVENTOS | Vai ocorrer, em Sabáudia, a 29a Expotécnica com o tema: Circuito de Bioinsumos. Realizada pelo  IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural – Iapar-Emater), o evento acontecerá no período de 10 a 12 de julho de 2024.

📻 𝙊𝙐𝘾̧𝘼 𝙊 𝘽𝙊𝙇𝙀𝙏𝙄𝙈:

RECEBA AS NOTÍCIAS DO SENGE-PR NO SEU WHATSAPP! Envie uma mensagem para (41) 99162-2398 solicitando sua inclusão na lista de transmissão de notícias do Senge-PR.

BOM DEMAIS, SÔ! | 🌽 VOCÊ, filiado ou filiada ao Senge-PR, tá mais que convidado pro nosso arraiá junino! Estamos preparando um espaço arretado de bão, com comidas típicas deliciosas, muito quentão e, de sobra, vamos mostrar todos os projetos e coletivos que nossos grupos estão tocando por aqui. Então, bota esse trem na sua agenda aí, compadre e comadre. É dia 29 de junho, às 14h00, também conhecido como duas da tarde. É aqui na sede do Senge-PR, em Curitiba.

JURÍDICO | Uma boa notícia para os profissionais de engenharia do Paraná Educação. Após cumprir todas etapas processuais, a ação do Salário Mínimo Profissional entrou na fase de execução individual. Nesta etapa, são feitos os cálculos para definir o valor a ser pago a cada profissional. É neste momento também que, de acordo com a legislação, a PREDUC pode questionar os valores apresentados pela perícia. No entanto, neste momento, não se questiona mais a causa em si. Essas são algumas explicações que o advogado Anderson Dionisio deu durante uma reunião virtual ocorrida no último dia 13 de junho. Na oportunidade, o profissional esclareceu sobre a documentação necessária para executar a ação e honorários advocatícios.

ℹ️ Saiba mais:  https://www.senge-pr.org.br/noticia/parana-educacao-entra-em-fase-de-execucao-da-acao-do-smp/

NEGOCIAÇÕES | O Senge-PR comunica que o reajuste dos profissionais de engenharia do PREDUC está pronto para ser aplicado. Atrasado desde janeiro de 2023, o sindicato recebeu a minuta de acordo encaminhada pela entidade e já assinou. Agora ela será encaminhada para registro. A expectativa é de que o pagamento seja incorporado em breve. O valor é referente ao INPC de janeiro de 2023, equivalente a 5,71%.

SINDICALISMO | Um auditório cheio composto por sindicatos, centrais e federações de trabalhadores e patronais. Entidades convocadas pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) para discutir a nota técnica da Conalis (Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical) que trata do financiamento da luta sindical. E, após anos de ataques, a expectativa de que seja retomada a contribuição assistencial é um alívio para os sindicatos. O assunto é tratado com cuidado pelo governo federal e analisado no Tema 935 do STF com parecer favorável aos sindicatos.

ℹ️ Saiba mais:  https://www.senge-pr.org.br/noticia/nota-tecnica-e-esperanca-para-o-financiamento-sindical/

COLETIVO DE MULHERES | Acontece, neste dia 18 de junho, a celebração do prêmio Enedina Alves Marques. O evento acontece no espaço da Connect Week e terá entre as homenageadas a diretora do Senge-PR, Mary Stela Bischof. Ela é Engenheira Agrônoma especializada em Desenvolvimento Rural, Agricultura Biológica Biodinâmica e Gestão Pública, com mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. O prêmio foi criado pelo Comitê de Mulheres do Conselho para celebrar as conquistas e realizações profissionais de Engenheiras, Agrônomas e Geocientistas, tem caráter cultural e sem fins lucrativos.

ℹ️ Saiba mais:  https://x.gd/lKyU9

CURSOS E EVENTOS | Vai ocorrer, em Sabáudia, a 29a Expotécnica com o tema: Circuito de Bioinsumos. As Estações Técnicas abordam:

• ➡️ Microalgas promotoras de crescimento
  • ➡️Manejo das Plantas de Cobertura
  • ➡️Plantio Direto de Hortaliças – SPDH e a Produção de Mudas
  • ➡️Manejo biológico de nematóides
  • ➡️Microrganismos eficientes em biofábricas on farm
  • ➡️Soja de baixo carbono
  • ➡️Parasitoides no controle de percevejos e psilídeos

Realizada pelo  IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural – Iapar-Emater), o evento acontecerá no período de 10 a 12 de julho de 2024 e terá como tema central Tecnologias a Serviço da Vida. Ele visa reunir mais de  4.000 agricultores, produtores rurais e estudantes.

ℹ️ Saiba mais:  https://www.idrparana.pr.gov.br/Evento/29deg-EXPOTECNICA

ATUALIZE SEU CADASTRO | Participe dos eventos do sindicato. Aproveite e atualize seus dados cadastrais com o Senge-PR. Acesse www.senge-pr.org.br/atualizacao-cadastral e forneça as informações para receber os e-mails do sindicato.