É não! Funcionários rejeitam proposta do CREA-PR para acordo coletivo

Em uma assembleia virtual lotada, praticamente 100% dos presentes recusaram as perdas

Assembleia reuniu virtualmente profissionais do CREA-PR
24.MAIO.2024

Praticamente unanimidade. Os funcionários do CREA-PR presentes na assembleia conjunta do Senge-PR e Sindifisc-PR disseram não à segunda proposta do Conselho que trazia perdas históricas para os trabalhadores. Dos 227 votos registrados, 226 negaram o acordo por dois anos. Apenas 1 voto foi favorável e não foram registrados votos nulos e abstenções. Com a decisão, os sindicatos vão comunicar o CREA-PR e solicitar uma reunião presencial para que a pauta aprovada no fim de fevereiro seja avaliada pela comissão. A data-base da categoria é 1o de abril.

Dentre os motivos para rejeição, além da ausência de ganho real para cláusulas econômicas no período de dois anos, desta vez foi colocado na mesa de negociação a perda de renda. A proposta diz “Vale refeição/alimentação/cesta básica – aplicar 100% do INPC acumulado do período de 2024 e aplicar o desconto legal de 20% sobre o valor recebido”.

Ou seja, se a primeira proposta pretendia congelar o vale alimentação neste ano, trazendo perdas inflacionárias para os funcionários do CREA, desta vez, se queria reduzir o poder de compra dos trabalhadores. Isso em dois cenários: o negativo de aumento da inflação dos alimentos e o positivo de negociações com ganhos reais.

Dados oficiais mostram que o preço dos alimentos subiu mais do que o dobro da inflação em 2024. O INPC avançou de 0,57% para 0,81% entre janeiro e fevereiro, e atingiu a mais forte taxa mensal desde abril de 2022 (1,04%). Com o aumento, o INPC em 12 meses atingiu 3,86%, maior resultado desde outubro de 2023 (4,14%).

Por outro lado, há espaço para negociações com ganho real. De acordo com o Boletim “De Olho nas Negociações” do DIEESE, cerca de 77% dos 90 reajustes de abril registrados no Mediador até 6 de maio resultaram em ganhos reais aos salários, na comparação com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INPC-IBGE).

A pauta dos profissionais do CREA-PR leva em consideração esses cenários para pedir valorização. E é ela que deve ser submetida a uma mesa de negociação que Senge-PR e Sindifisc-PR vão solicitar ao informar a recusa aprovada na noite do dia 23 de maio.