Em grande votação, engenheiros aprovam ACT da Sanepar por dois anos

Categoria compareceu às urnas virtuais pela terceira vez

17.MAIO.2024

Após uma campanha iniciada em agosto de 2023 com a formação da pauta, os profissionais de engenharia representados pelo Senge-PR aprovaram a proposta de acordo coletivo apresentada pela Sanepar. A proposta complementar, após duas outras recusadas, foi aprovada por quase 78% dos profissionais que participaram da votação virtual. Com grande registro de votos, a decisão será encaminhada por ofício à Comissão de Negociação da empresa. Há expectativa de que o reajuste seja aplicado ainda neste mês, sendo cogitado uma folha suplementar.

O resultado final saiu após três assembleias. A primeira votação rejeitou massivamente a proposta. Já a segunda votação com a proposta complementar ocorreu em 7 de maio e acabou empatada em 77 favoráveis e 77 votos contrários. Desta vez, a aprovação contou com 221 votos (78%). Já a rejeição atingiu apenas 64 votos (22%). Também foi computado 1 voto em branco. Do total, 286 (74%) profissionais participaram da votação.

VOTAÇÃO ACT SANEPAR
SIM221
NÃO64
BRANCOS NULO1
TOTAL VOTANTES286
TOTAL VOTOS POSSÍVEIS385*

* 385, conforme Portal da Transparência da Sanepar

A proposta complementar foi apresentada após rejeição da categoria. Ela trouxe alguns benefícios novos e manteve o período de dois anos para o Acordo Coletivo de Trabalho. Com isso, o ACT tem vigência até 2025. Confira:

A PROPOSTA COMPLEMENTAR 2024
• Ampliação de 10 dias da Licença Paternidade com vigência a partir da assinatura do ACT 2024/2026;

• • Concordância com a decisão das assembleias já deliberadas em relação a especificação das escalas de horário/revezamento;
  • • Aumento de R$ 100,00 no valor do Vale Alimentação, já considerado o INPC, passando de R$ 1.527,91 para R$ 1.627,91.

COMPLEMENTO PARA 2025

• • Aumento mínimo de R$ 100,00 no valor do Vale Alimentação, já considerado o INPC, ou seja, R$ 1.627,91 acrescido de R$ 100,00 ou INPC (mar/24 a fev/25), o que for maior;
  • • Aumento salarial mínimo de R$ 150,00 ou INPC (mar/24 a fev/25), o que for maior, considerando a somatória dos códigos salariais 100 e 6154.
  • • Segundo a Sanepar, para que seja possível efetuar o pagamento das diferenças no mês de maio/24, caso aprovado, se faz necessária a assinatura do Acordo até o dia 15/05/2024”.

LEMBRE-SE: Construção da pauta

Ainda no ano passado, o Senge-PR realizou assembleia e diversos encontros com os engenheiros da Sanepar. O objetivo era revisar os acordos de anos anteriores e construir a pauta de reivindicações para a próxima negociação.

Os debates focaram em três pontos principais: o reajuste financeiro com a possibilidade de ganho real, os valores e metas relativos à participação nos lucros e a estabilidade no emprego diante da possibilidade de venda da empresa. Neste ponto, os saneparianos tinham no radar a transformação da Copel em corporação.

Após consulta final aos profissionais, o documento foi protocolado junto à Comissão de Negociação da Sanepar.

FIQUE SABENDO TAMBÉM | Sanepar já lucra mais em 2024
A Sanepar apresentou os resultados financeiros no primeiro trimestre de 2024. De acordo com o diretor Abel Demétrio, passaremos pela apresentação dos resultados do 1T24. Como destaques do 1T24, comparando com o 1T23, tivemos o crescimento de 16,8% na receita líquida, 16,6% no EBITDA, e 18,7% no lucro líquido. O lucro líquido aumentou de R$ 319,4 milhões em 2023 para 379,4 milhões em 2024.