Estatutários de todo Paraná reivindicam data-base

Representação das várias categorias foi recebida pelo líder do governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri

14.MAIO.2024

Em um dia marcado por chuva e frio, servidores do Poder Executivo do Estado do Paraná se reuniram no Centro Cívico de Curitiba para lutar pela reposição inflacionária de seus salários, defasada desde 2017. A manifestação, organizada pelo Fórum das Entidades Sociais (FES), contou com a presença de diversos sindicatos e associações representativas das categorias afetadas.

Desde o início da manhã, os servidores e servidoras cobraram de forma contundente tanto o governo estadual quanto os deputados da Assembleia Legislativa para que atendam às suas reivindicações. Faixas, cartazes e palavras de ordem destacaram a urgência da reposição salarial e a importância da valorização dos agentes de apoio, que desempenham um papel crucial na administração pública do estado.

A mobilização no Centro Cívico chamou a atenção para a insatisfação dos servidores com a falta de reajustes salariais nos últimos anos. “Estamos desde 2017 sem a devida  reposição inflacionária, o que causa um enorme prejuízo ao poder de compra dos servidores. Além disso, a carreira dos agentes de apoio precisa ser urgentemente revisada e valorizada,” destacou Nadia Brixner, da coordenação do FES.

No período da tarde, parte dos manifestantes acompanhou a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Após a sessão, uma representação das várias categorias foi recebida pelo líder do governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri. Em uma reunião produtiva, os representantes dos servidores expuseram suas pautas e reivindicações ao deputado, que se comprometeu a intermediar um diálogo com o governo.

O deputado Bakri anunciou que, na próxima semana, será realizada uma reunião com a diretoria geral da Casa Civil para tratar das demandas dos servidores.

A manifestação de hoje é um importante passo na luta dos servidores do Poder Executivo do Paraná por melhores condições de trabalho e remuneração justa. O FES reforça a importância de continuar mobilizados e atentos aos desdobramentos das negociações, garantindo que as demandas dos servidores sejam efetivamente atendidas.