Os engenheiros da Itaipu Binacional entraram em greve por prazo indeterminado por paridade salarial com os funcionários paraguaios. A decisão foi realizada em assembleia da categoria na manhã desta quarta-feira (16). Com isso os engenheiros aderem a greve que atinge 100% dos trabalhadores da Itaipu em Foz do Iguaçu. Em Curitiba, os funcionários realizarão paralisação de duas horas.
De acordo com o diretor da regional do Senge em Foz do Iguaçu, o engenheiro eletricista José Quirilos Assis Neto, a equiparação salarial é um direito pelo qual os trabalhadores não abrirão mão. “A paridade salarial e de direitos é um preceito basilar que existe na empresa desde a sua criação, de isonomia de tratamento aos funcionários entre os dois países, e não aceitaremos que existam essas distorções dentro da empresa”.
Em negociação com a empresa há mais de um ano, os trabalhadores buscam correção de 8,79% na tabela salarial para equiparação dos salários dos funcionários brasileiros com os da empresa no Paraguai, entre outros itens. A Itaipu, no entanto, apresentou aos funcionários proposta de tabela salarial que mantém distorções entre os trabalhadores dos dois países.
Em reunião com o Senge e demais sindicatos no início desta semana, a empresa alegou que não há como apresentar outra proposta de tabela salarial, encerrando assim as negociações com as entidades.
Para o diretor da regional do Senge, a aprovação da greve é uma forma dos sindicatos e dos trabalhadores de pressionarem a empresa a retomar as negociações e propor avanços às reivindicações dos funcionários.
“As negociações dos sindicatos com a Itaipu, iniciada há mais de um ano, apresentou até agora pouquíssimos avanços para os trabalhadores, devido a baixa capacidade de diálogo por parte da empresa. Esperamos que com a greve a Itaipu se sensibilize com as reivindicações dos trabalhadores brasileiros. Caso contrário, continuaremos com a paralisação”.
Confira abaixo a repercussão da greve dos trabalhadores da Itaipu na imprensa:
Itaipu e sindicatos discutem serviços mantidos durante paralisação – Jornal O Farol
Itaipu e sindicatos discutem serviços mantidos durante paralisação – Blog do Lago
Acesso para o PTI será liberado até as 8h30 nesta quinta – Blog do Lago
Itaipu e sindicatos discutem serviços mantidos durante paralisação – Catve