O Senge participa nesta terça-feira, 19, em Curitiba, do ato dos servidores públicos pelo reajuste salarial do funcionalismo de 8,17%, em parcela única. A manifestação organizada pelo Fórum de Entidades Sindicais (FES), reúne lideranças e trabalhadores das mais diversas categorias atuantes nos quadros do Estado.
Com data-base em 1.º de maio, o governo fechou as portas à negociação com os servidores, oferecendo apenas reajuste salarial de 5%, abaixo da inflação, e parcelado duas vezes sem data para implantação em folha de pagamento. Desde o início do ano, o governo tem aumentado a base de arrecadação com com a elevação dos impostos, como o aumento de 40% do IPVA, o reajuste do ICMS incidente sobre mais de 90 mil produtos e elevação da tarifa de energia elétrica.
Além disso, conforme revela reportagem do Jornal Valor Econômico publicada nesta terça-feira, o governo do Paraná estuda ainda vender fatias da Copel e Sanepar para aumentar o caixa.
“Nossa luta é pelos direitos dos trabalhadores e pela preservação do patrimônio público. O governo tem tentado a qualquer custo aumentar o caixa com prejuízo direto aos servidores e a toda a população paranaense com a retirada de direitos dos funcionários públicos, o aumento de impostos e, agora, planejando a venda de parte do patrimônio público”, afirma o presidente do Senge-PR, Carlos Roberto Bittencourt.
Clique na imagem para ler a matéria na íntegra.
Os servidores fizeram mobilizações na Praça Santos Andrade e também na Rui Barbosa, de onde seguiram ao Palácio Iguaçu.