Fechados na Assembleia Legislativa do Paraná, por 31 votos a favor, 20 contra, os deputados estaduais aprovaram, na sessão desta quarta-feira, 29 de abril, o PL 252/2015 que muda a forma de custeio do ParanaPrevidência, o regime próprio da Previdência Social dos servidores paranaenses. A votação, em segundo turno, foi conduzida pela bancada governista e teve o mesmo número de votos do primeiro. Dois deputados (Mara Lima – PSDB e Paranhos – PSC faltaram a sessão. O presidente da Casa, deputado Ademar Traiano, conduziu todo o processo para que o projeto fosse aprovado, porém se fez valer do regimento e não votou, já que o voto do presidente da Alep só ocorre no caso de empate.
Enquanto o projeto do governo era aprovado com o plenário fechado à população, do lado de fora da Assembleia Legislativa ocorria um confronto de grandes proporções em que o uso excessivo de força, por parte da Polícia Militar, deixou um saldo negativo de 213 feridos, em sua maioria servidores públicos da Educação. O ex-presidente do Senge-PR, deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) e um cinegrafista da TV Bandeirantes também foram feridos ao seres mordidos por um cão da raça Pittbull utilizado pelos policiais.
“Foi um ato antidemocrático que entra para a história do Paraná de forma negativa. Já na véspera, o Sindicato dos Engenheiros manifestou repúdio à violência que se desenhava. O que ocorreu neste dia 29 de abril foi ainda pior. Foram atos execráveis que não podem ser repetidos, tanto a falta de diálogo do governo, a determinação do uso de bombas e balas de borracha contra servidores e os deputados, por determinação do presidente da Assembleia, terem fechado a porta do parlamento”, afirma o presidente do Senge-PR, Carlos Roberto Bittencourt.
Deputados que aprovaram o projeto que mexe nos recursos da previdência
Foram 31 votos a favor do projeto do governo
Cobra Repórter/ Devanil da Silva (PSC)
Missionário Ricardo Arruda (PSC)
Ademar Traiano (PSDB) conduziu a votação mas não votou, porque o presidente da Casa só vota em caso de desempate.
Deputados que votaram contra o projeto que mexe nos recursos da previdência
Foram 20 os parlamentares que rejeitaram o projeto do governo
Deputados que faltaram à sessão
Cantora Mara Lima (PSDB) – Faltou à sessão
Paranhos (PSC) – Faltou à sessão
Veja o que muda com a aprovação do projeto